MENU

Cientistas apresentam robô que aprende, pensa e age sozinho

Cientistas apresentam robô que aprende, pensa e age sozinho

Atualizado: Segunda-feira, 1 Agosto de 2011 as 3:54

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, apresentaram um robô que consegue aprender, pensar e agir por conta própria, por meio de uma Inteligência Artificial (IA) avançada. O sistema criado para fazer a máquina pensar se chama "self-replicating neural network", ou rede neural autorreplicante, em tradução.

Com esta "inteligência" criada pelos cientistas, eles afirmaram ao site DigInfo que a máquina consegue fazer atividades que nunca realizou do mesmo modo que os humanos na mesma situação. O robô, segundo seus criadores, consegue ainda tomar decisões e fazer tentativas baseadas em suas experiências prévias e no seu conhecimento.

Robô consegue 'pensar' e resolver problemas sozinho (Foto: Reprodução/DigInfo)

  "Até agora, robôs, incluindo os industriais, conseguiam realizar tarefas específicas rapidamente e perfeitamente. Mas, quando o ambiente ao redor é alterado, eles não conseguem processar a mudança. Este tipo de robô lembra apenas seu conhecimento básico que pode ser usado apenas em uma situação que, caso vá além do que ele sabe, ele não realizará a tarefa", afirma Hosamu Hasegawa, um dos criadores do robô e de sua Inteligência Artificial, ao site DigInfo.

Em um teste, o "robô inteligente" deve servir água gelada para uma pessoa. Ele precisa resolver o problema de que, além de encher o copo, ele precisa colocar gelo na água. Desse modo, sem auxílio, ele sabe que, após encher o copo com água, deve colocar a jarra na mesa e, com a outra mão, encher o copo com gelo. Após "aprender" a solucionar o problema, a IA da máquina aprendeu, permitindo realizar a mesma tarefa mais rapidamente pela segunda vez.            

veja também