Cofundador da Microsoft anuncia planos de viagens espaciais

Cofundador da Microsoft anuncia planos de viagens espaciais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Um avião gigantesco que pode, na metade do voo, lançar um foguete para enviar cargas e até humanos em órbita poderá ser o futuro das viagens espaciais, segundo anunciou, nesta terça-feira (13), o milionário filantrópico e cofundador da gigante de informática Microsoft , Paul Allen. O primeiro teste de voo desse ambicioso projeto a cargo da nova companhia de Allen, a Stratolaunch Systems, está previsto para depois de 2015, mas seus parceiros de empreendimento prometem que revolucionará as viagens espaciais na era posterior às naves espaciais americanas (Shuttles).

A Stratolaunch Systems mostrou projeto do gigantesco avião que levaria carga e astronautas à órbita da Terra depois de 2015. (Foto: Strautolaunch Systems / AP Photo) Utilizando motores de seis aviões 747, o maior avião jamais construído portará um foguete construído por SpaceX e será capaz de lançar cargas, satélites, e talvez algum dia, humanos, a órbitas baixas da Terra, disse Allen.

Paul Allen, cofundador da Microsoft.

(Foto: Arquivo / G1) Apesar de ter se negado a divulgar quanto dinheiro estava investindo, Allen disse que será mais do que gastou na SpaceShipOne, que foi em 2004 o primeiro voo comercial a completar um voo suborbital e seu desenvolvimento custou na época US$ 25 milhões.

"Pela primeira vez desde John Glenn, Estados Unidos não podem enviar seus próprios astronautas ao espaço", disse Allen aos jornalistas, em referência à retirada das naves espaciais este ano e ao primeiro americano a orbitar a Terra a bordo da nave Mercury 7, em 1962.

"Hoje estamos na aurora de uma mudança radical na indústria do lançamento espacial", disse Allen, prometendo maior flexibilidade que os lançamentos da Terra e melhores custos e efetividade para as missões para cargas e pessoas ao espaço no futuro.

Este projeto "manterá os Estados Unidos na liderança da exploração espacial e dará às crianças de amanhã algo que buscar no céu pelas noites e algo com o que sonhar", completou Allen.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições