MENU

Com 4G, HTC EVO vai engolir o iPhone 4

Com 4G, HTC EVO vai engolir o iPhone 4

Atualizado: Sexta-feira, 2 Julho de 2010 as 8:59

Não é só com a antena estranha do iPhone 4 que a Apple deve se preocupar. No caminho há um smartphone com Android que acessa redes 4G, o HTC EVO.

O aparelho – que começou a ser vendido há menos de um mês com exclusividade pela operadora Sprint, nos Estados Unidos – já está em falta nas lojas. Não existem números oficiais ainda, mas dezenas de sites noticiam que   a demanda pelo modelo superou as expectativas . “O HTC EVO é o aparelho mais vendido na Best Buy Mobile”, disse o CEO da Best Buy, Brian Dunn,   em entrevista à CNET no dia 15 de junho . “As vendas da plataforma Android estão incríveis.”

Dados extra-oficiais indicam que foram 200 mil unidades no dia em que começaram as vendas, enquanto outras fontes confirmam 66 mil aparelhos comercializados nos dois primeiros dias. Ao contrário do que a Apple fez em relação ao iPhone, o marketing em cima do HTC EVO foi infinitamente menor. Ainda assim, o smartphone tem tido um sucesso brutal. Estranho, não? O bom desempenho pode ter relação com duas letras: 4G.

A rede da Sprint não é realmente 4G, mas WiMAX. Ainda assim, o smartphone tem sido vendido como o primeiro aparelho capaz de acessar uma rede dessa geração. A pegadinha emplacou. As velocidades prometidas são de duas a três vezes maiores do que as oferecidas em 3G, e isso tem atraído o público americano. Outras empresas também começam a entrar na briga. A Samsung acaba de anunciar outro smartphone 4G (WiMAX) pela Sprint, o Epic. Um detalhe: também roda Android.

Como todos sabem, o iPhone 4 não é compatível com LTE ou WiMAX. Com o surgimento de competidores do Google que trazem essa vantagem, surge um grande problema para a Apple. Uma atualização do iPhone só vai ocorrer no ano que vem. É muito tempo. Até lá, o smartphone de Steve Jobs poderá perder uma incrível fatia do mercado para a onda dos Androids 4G.

veja também