MENU

Com chegada de tablets, como ficam os netbooks?

Com chegada de tablets, como ficam os netbooks?

Atualizado: Sexta-feira, 4 Março de 2011 as 2:40

A Asustek reportou queda de 29 por cento no lucro líquido do quarto trimestre, mas espera que a queda de vendas se reverta a partir do segundo trimestre de 2011. O objetivo da empresa é vender 2 milhões de tablets este ano e levá-los a responder por entre 10 e 20 por cento de sua receita no ano que vem.     Pioneira dos netbooks, a Asustek planeja vender seus primeiros tablets no segundo trimestre por entre 399 e 799 dólares, enquanto a Acer vai precificar seus novos modelos de tablets entre 299 e 699 dólares, dependendo do tamanho de tela e aplicações.

Os preços desses fabricantes são mais baratos que o do iPad 2 recém lançado e que tem preço entre 499 e 829 dólares.

"O mercado agora está percebendo que o crescimento dos netbooks vai ser bem mais lento que o esperado e eu acho que veremos muitos cortes de estimativas adiante", disse o analista Calvin Huang, da Daiwa.

O analista se mostra pessimista sobre os fabricantes de tablets além da Apple porque ficarão com apenas 30 por cento do mercado para disputar.

"Poderemos ver muita mudança no próximo ano e muitos vão ser tirados do mercado, mesmo as grandes empresas. Assim como aconteceu com os players de MP3 alguns anos atrás, muitos tentaram entrar no mercado, mas a Apple acabou ganhando."    

veja também