MENU

Com novo aplicativo, usuário fala e Android obedece

Com novo aplicativo, usuário fala e Android obedece

Atualizado: Segunda-feira, 16 Agosto de 2010 as 11:39

Um novo aplicativo de voz desenvolvido pela Google para o Android  está disponível em sua loja virtual desde a última quinta-feira (12/08). Se antes os usuários podiam fazer buscas simplesmente ditando os termos ao telefone, agora as possibilidades foram incrementadas: pode-se ligar para seus contatos, enviar mensagens de texto, pedir as direções para determinado local ou mesmo abrir arquivos de música. Basta ordenar (da maneira correta) e o smartphone obedecerá.

O mais interessante é que o programa, denominado Voice Actions , serve não apenas para enviar um e-mail, mas também é possível ditar o texto que ele incluirá, inclusive a pontuação. No vídeo demonstrativo, chega a ser engraçado ouvir a instrução “smile face” (carinha feliz) ou “exclamation point” (ponto de exclamação).

Infelizmente, o aplicativo só funciona com Android 2.2. Portanto, ninguém no Brasil, oficialmente, está habilitado a usá-lo. Outro empecilho é que todas as ordens devem ser ditas em inglês, e não há previsão para que outros idiomas sejam suportados.

Por mais que o Voice Actions não esteja disponível para brasileiros, existem alternativas. O Vlingo , por exemplo, tem funções parecidas, e não é coincidência que no mesmo dia em que a Google anunciou o seu serviço, o aplicativo passou a ser gratuito – antes custava dez dólares.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também