As redes sociais representam um mercado em potencial para muitas empresas, mas poucas se dão conta disso.
De acordo com recente pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, apenas 17% das organizações afirmaram ter implantado estratégias de comunicação em redes como orkut, Facebook e Twitter. Ainda segundo esse mesmo levantamento, as companhias financeiras são as que mais se utilizam das redes sociais: 26% delas estão presentes na rede para manter contato com os clientes e divulgar as atividades relacionadas ao mercado de ações.
Na sequência, aparecem as companhias de serviços (21%), de comércio atacadista (17%) e indústria (15%).
Esses números demonstram a importância das redes sociais para as corporações, seja por meio de divulgação de produtos e serviços nas mídias sociais ou mesmo como mais um canal de interatividade com o cliente.
Confira, a seguir, algumas dicas práticas para o empresário interessado em iniciar uma estratégia de comunicação online por meio do Twitter, Orkut, Facebook, Flickr e You Tube, elaboradas por Urgel Augustin, diretor de operações na Talk Interactive, empresa especializada em relacionamento digital.
- Comece a seguir seus clientes e, assim, ser seguidos por eles;
- Atualize o seu perfil com novidades sobre os produtos e crie campanhas de divulgação por meio dessa ferramenta;
- Monitore o que as pessoas falam sobre a sua empresa no Twitter;
- Muitas empresas já utilizam o Twitter como Serviço de Atendimento ao Cliente. Considere isso como forma de oferecer uma rápida resposta ao seu cliente.
orkut e Facebook
- O Orkut é atualmente a rede social com mais usuários ativos no Brasil e por isso não pode ser desprezada; Se sua empresa é fabricante de móveis, por exemplo, vale interagir em comunidades relacionadas à decoração e design de ambientes; Crie uma comunidade sobre a sua empresa e adicione funcionários e clientes nesse ambiente. A estratégia pode ser utilizada também no Facebook, a partir da criação de Fan Page da empresa;
- Neste ano, o Facebook cresceu muito no Brasil, principalmente entre as classes A e B. Vale também interagir com grupos relacionados ao setor de atuação da empresa.
Flickr
- O Flickr é uma excelente ferramenta para a organização de fotos. Essa rede social pode ser utilizada caso você queira expor o seu portfólio de produtos, por exemplo;
- Além de expor os seus produtos para clientes, o Flickr tem um grande poder de indexação nos mecanismos de busca. Isso vai abrir a possibilidade de sua página ser encontrada por um futuro cliente, por exemplo, durante uma pesquisa de produtos na internet.
YouTube
- Na internet, os vídeos muitas vezes substituem as palavras. Por isso é essencial que a empresa utilize o YouTube como forma de divulgação de seus produtos;
- Crie um canal da sua empresa no YouTube e produza vídeos com informações sobre os produtos fabricados e também sobre o seu mercado de atuação.
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