Como habilitar a Timeline já no seu perfil do Facebook

Como habilitar a Timeline já no seu perfil do Facebook

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

Entre as várias novidades anunciadas pelo Facebook nesta semana, a que afeta os usuários de forma mais imediata é a Timeline , novo formato para o perfil da pessoa que retrata sua vida em ordem cronológica. A Timeline ainda não foi liberada para o público geral. Mas desenvolvedores já podem tê-la, e você também.   Para ativar a Timeline no seu perfil do Facebook você terá de fingir ser um desenvolvedor que está criando um aplicativo. O processo não é complicado, mas, no final, só você e outros desenvolvedores poderão ver sua Timeline. Os demais usuários verão seu perfil normal, no formato antigo. Além disso, é bom lembrar que esse recurso ainda está em testes e pode ter falhas. 

Outro detalhe é que, como se trata de um truque, o Facebook pode decidir fechar a porta em algum momento. Assim, não há garantia de que esse procedimento funcione sempre. Se você preferir esperar pela Timeline definitiva, aberta oficialmente a todos os usuários, o caminho é ir à página www.facebook.com/about/timeline e clicar no botão Sign Me Up. O Facebook deve avisá-lo quando o recurso for liberado. 

Se preferir montar sua Timeline já, passando-se por desenvolvedor, siga os seis passos descritos a seguir. 

1 Vá ao site de desenvolvedores

Faça o login no Facebook e vá para a página de desenvolvedores da rede social. Se o Facebook pedir para você digitar sua senha, faça isso. O Facebook pede sua permissão para que as ferramentas de desenvolvimento tenham acesso à sua conta na rede social. Clique em Allow para concordar.

2 Crie um aplicativo

Na página seguinte, é hora de clicar no botão Create New App. Na janela New App, digite um nome qualquer para seu aplicativo fictício. No campo App Namespace, digite outro nome qualquer (com sete ou mais letras, todas minúsculas). Aguarde até que o Facebook confirme a disponibilidade dos nomes, assinale a opção que diz que você concorda com a política de privacidade e clique no botão Continue. Você ainda terá de passar por uma tela do tipo captcha, onde deve digitar as letras exibidas.     O recurso do Facebook que permite inserir aplicativos na Timeline é o Open Graph. Para ativá-lo, clique no item Open Graph na coluna esquerda. Você chegará à tela onde está escrito “Get Started with Open Graph”. Preencha com alguma coisa os dois campos abaixo. O que você escreve não importa, já que não vamos desenvolver um aplicativo de verdade. No final, clique no botão Get Started.

4 Confirme as configurações

Na sequência, você vai passar por três telas com formulários que permitem descrever o funcionamento do aplicativo. Não é preciso preencher nada nelas. Nas duas primeiras, apenas vá até o final e clique no botão Save Changes and Next. Na terceira página, clique em Save and Finish. Depois de clicar nesse botão, você vai ver uma página com três opções adicionais do Open Graph. Não é preciso fazer nada nela.   5 Aceite o convite

Vá ao seu perfil no Facebook. A rede social deve mostrar, no alto da página, um convite com o título Introducing Timeline – a New Kind of Profile. Clique em Get It Now para ativar a Timeline. Se o convite não aparecer imediatamente, aguarde alguns minutos. Pode demorar um pouco. 

6 Monte sua Timeline

Quando a Timeline aparecer, faça as mudanças que quiser nela, como incluir uma foto de abertura. Clique no botão Publish Now, no canto superior direito. E, pronto, sua Timeline estará no ar, visível para você e os outros desenvolvedores.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições