Como integrar o mobile marketing dentro do mix de uma campanha?

Como integrar o mobile marketing dentro do mix de uma campanha?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Atualmente, o mobile marketing está em evidência e é comum alguém dizer que você deve incluí-lo em suas estratégias de marketing. Afinal, o celular é o meio de comunicação mais próximo do cliente, o que garante que a interação seja sempre maior, independente da forma escolhida, que pode ser através de: SMS, torpedo de voz, mobile site, games patrocinados ou conteúdo multimídia via Bluetooth.

Por tratar-se de uma mídia massiva com altíssima efetividade, o custo por impacto é relativamente baixo. Qualquer ação que envolva o mobile marketing é sinônimo de inovação para a marca. Porém, durante o planejamento das estratégias e meios de comunicação da campanha, podem surgir algumas dúvidas. Por onde começar?

Abaixo, estão cinco passos para obter uma campanha mobile altamente eficaz:

Segmentação - Defina o público que deseja atingir: jovens, adultos, classe social, localização geográfica e dependendo da ação, a operadora de telefonia utilizada pelo consumidor ou modelo de aparelho celular

Canal - Em função do público segmentado, é possível definir a melhor forma de impactar o consumidor com maior facilidade. E as opções são muitas, é importante avaliar bem o objetivo da campanha com a segmentação definida para escolher o canal de comunicação que pode partir desde mobile sites ou aplicativos com a marca do cliente registrada, para acesso gratuito do público, ou até mesmo envio de campanhas interativas via Bluetooth marketing. Em muitos casos, aplicativos e mobile sites ainda recebem patrocínio de empresas que expõe suas marcas para as milhares de pessoas que baixam esses aplicativos para seus celulares.

Distribuição - Agora, temos a segmentação correta e o canal. Neste momento, devemos definir a forma de distribuição da campanha móvel: gratuitamente via Bluetooth, download via WAP ou através de números promocionais com acesso via palavras-chave. Os elementos decisivos para definir a forma são: custo para o usuário final e também identificar se há restrições geográficas para determinadas áreas ou locais que possam impedir os acessos.

Mensurar resultados - As empresas de mobile marketing, ao final de cada campanha executada, fornecem relatórios detalhados sobre a efetividade da ação. Uma das grandes vantagens das campanhas mobile é a flexibilidade para lidar com distintas variáveis (canal e distribuição) para incrementar o desempenho e ampliar a área da ação.

Apoio de mídia ou comunicação visual - Uma campanha móvel nunca deve ser executada isoladamente. É importante integrar no planejamento, canais tradicionais de divulgação, como: televisão, rádio, promotoras e outros. Essa será a garantia de que o usuário aprenda e adote o produto tecnológico rapidamente, o que irá gerar o buzz marketing para potencializar a campanha.

Com esses cinco elementos básicos, a única coisa que não pode faltar na campanha da sua marca é a criatividade para realizar ações de relacionamento, branding, lançamentos, captação de novos clientes. O celular, como meio de comunicação possibilita a realização de diversas ações. Coloque as suas melhores ideias em prática!

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições