MENU

Como serão os aeroportos do futuro?

Como serão os aeroportos do futuro?

Atualizado: Sexta-feira, 8 Julho de 2011 as 9:44

Durante o Paris Air Show a EADS, uma corporação européia do ramo aeroespacial, fechou parceria com uma empresa européia de consultoria de tecnologia chamada Altran, para criar um conceito de um aeroporto para o ano de 2050. O conceito que as empresas criaram chama-se Friend-lean e como o nome sugere, a proposta dele é ser amigável.

      As duas empresas estão supondo que em 2050 os principais aeroportos terão cerca de 44 milhões de passageiros por dia, enquanto hoje são cerca de 6,5 milhões. Elas acreditam que com esse número de pessoas os aeroportos acabem ficando congestionados e, por isso, resolveram desenvolver um sistema para eliminar os possíveis congestionamentos.

Para lidar com tantas pessoas, o aeroporto do futuro vai ser todo otimizado, com um sistema de transporte de pequeno porte que liga todos os pontos de interesse, ou seja, você poderá ir de ponta a ponta sem precisar se cansar e sem correr o risco de se perder, pois o próprio sistema do aeroporto vai cuidar de tudo pra você. A ideia desse conceito não se destina apenas a acabar com o congestionamento nos aeroportos, que está cada vez maior, mas também para revolucionar uma das etapas mais demoradas que você tem que passar antes de entrar no avião: o check-in. De acordo com esse conceito, os passageiros serão capazes de chegar cerca de 10 a 15 minutos antes do vôo e ainda assim conseguir fazer a viagem.

Além de tudo isso, o aeroporto do futuro vai além, e planeja integrar informações de sistemas de transported, carros, ônibus e etc, desde a sua casa até o seu destino.          

veja também