MENU

Como usar a Internet para aprender um idioma?

Como usar a Internet para aprender um idioma?

Atualizado: Quinta-feira, 25 Dezembro de 2008 as 12

Para aprender ou praticar uma língua estrangeira é mais eficaz dedicar algum tempo à atividade todos os dias do que muitas horas poucas vezes por semana. Se você está estudando um idioma, a internet oferece muitas possibilidades para colocá-lo em prática, ampliar seus conhecimentos e conectar-se com outros estudantes, professores e nativos.

1) Configure a sua conta de e-mail e os programas que você usa com freqüência para o idioma que você está aprendendo. Há coisas que você faz de memória, mas assim você irá se familiarizar com palavras e expressões.

2) Quase todos os jornais do mundo oferecem uma versão digital, leia as manchetes ou cadastre-se nos serviços de notícias dos países onde fala-se o idioma que você quer praticar.

3) Existem muitos sites dedicados ao ensino de línguas estrangeiras. Neles você poderá encontrar explicações e exercícios (com respostas) sobre temas específicos. Encontre-os por meio dos sites de busca usando palavras estratégicas como: "gramática italiana", "verbos irregulares", "exercícios".

4) Para aumentar a sua capacidade de compreensão oral, você pode baixar músicas e suas respectivas letras. E, se tiver um bom nível, descubra que rádios da língua que você está praticando são transmitidas via internet e sintonize-as com o seu navegador ou com um programa especial.

5) Procure também fóruns ou chats de estudantes e professores do idioma que você está estudando. Se o seu nível permitir, tente participar deles para falar com nativos sobre assuntos de que você gosta.

6) Cada vez que realizar buscas sobre os seus assuntos de interesse, procure também informações no idioma que você está aprendendo.

7) Nos programas usados habitualmente para baixar música (P2P) também podem ser encontrar livros de estudo de idiomas em formato PDF ou DOC.

8) Se na cidade onde você mora há alguma publicação na língua que você está estudando, visite com freqüência o site correspondente. As notícias serão conhecidas, mas você descobrirá palavras e expressões que são usadas para tratar os temas em questão.

veja também