MENU

Como usar o diafragma e o obturador de uma câmera fotográfica?

Como usar o diafragma e o obturador de uma câmera fotográfica?

Atualizado: Sexta-feira, 2 Janeiro de 2009 as 12

Tanto o diafragma como o obturador da câmera controlam a quantidade de luz que vai compor a foto. Quando você utiliza a máquina no modo automático, ela mede a quantidade luminosa presente e determina os movimentos do diafragma e do obturador para obter uma foto padrão, que capture o momento.

O diafragma também determina outro fator: a profundidade de campo. Quanto mais fechado estiver, maior definição haverá de imagens distantes. Se estiver mais aberto, colocará em foco os objetos próximos e deixará o fundo embaçado.

Não é comum utilizar esses recursos em fotos amadora, mas vale à pena conhecer algumas dicas para criar efeitos e divertir-se com a arte da fotografia:

- Depois de decidir que foto você quer fazer, defina a abertura do diafragma. O diafragma é composto de lâminas que se combinam para permitir a passagem de mais ou menos luz. A abertura é medida em "f" e as opções mais comuns são: 22f, 16f, 8f, 5,6f, 4f, 2f ou 1f. Quanto maiores os valores de "f", menor é o espaço por onde a luz passará (e, portanto, menos quantidade de luz haverá na foto). Os valores menores indicam que a abertura é maior (entra mais luz).

- O obturador é o mecanismo que controla quanto tempo a luz terá para passar pelo espaço dado pelo diafragma: podem ser segundos ou milésimos de segundo. Esse tempo é representado com um "v" e parte de intervalos mais curtos (1/2v, 1/4v...) para os mais longos (1/125v, 1/250v, 1/500v). Quanto mais tempo o obturador der ao diafragma, mais luz entrará na câmera.

- Se tirar uma foto de um objeto em movimento com uma velocidade de obturação baixa (1/2v, 1/4v), a foto sairá muito borrada, porque dentro daquele intervalo de tempo em que o diafragma ficou aberto aconteceu muita coisa. Mas isso não quer dizer que a foto ficou ruim. Esse efeito de "borrão" pode ser usado para uma foto artística.

- Faça muitas experiências, combine várias aberturas de diafragma com diferentes velocidades de obturador. Não tenha pressa. Você precisará de algum tempo de prática para controlar bem essa equação.

veja também