Como usar o diafragma e o obturador de uma câmera fotográfica?

Como usar o diafragma e o obturador de uma câmera fotográfica?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Tanto o diafragma como o obturador da câmera controlam a quantidade de luz que vai compor a foto. Quando você utiliza a máquina no modo automático, ela mede a quantidade luminosa presente e determina os movimentos do diafragma e do obturador para obter uma foto padrão, que capture o momento.

O diafragma também determina outro fator: a profundidade de campo. Quanto mais fechado estiver, maior definição haverá de imagens distantes. Se estiver mais aberto, colocará em foco os objetos próximos e deixará o fundo embaçado.

Não é comum utilizar esses recursos em fotos amadora, mas vale à pena conhecer algumas dicas para criar efeitos e divertir-se com a arte da fotografia:

- Depois de decidir que foto você quer fazer, defina a abertura do diafragma. O diafragma é composto de lâminas que se combinam para permitir a passagem de mais ou menos luz. A abertura é medida em "f" e as opções mais comuns são: 22f, 16f, 8f, 5,6f, 4f, 2f ou 1f. Quanto maiores os valores de "f", menor é o espaço por onde a luz passará (e, portanto, menos quantidade de luz haverá na foto). Os valores menores indicam que a abertura é maior (entra mais luz).

- O obturador é o mecanismo que controla quanto tempo a luz terá para passar pelo espaço dado pelo diafragma: podem ser segundos ou milésimos de segundo. Esse tempo é representado com um "v" e parte de intervalos mais curtos (1/2v, 1/4v...) para os mais longos (1/125v, 1/250v, 1/500v). Quanto mais tempo o obturador der ao diafragma, mais luz entrará na câmera.

- Se tirar uma foto de um objeto em movimento com uma velocidade de obturação baixa (1/2v, 1/4v), a foto sairá muito borrada, porque dentro daquele intervalo de tempo em que o diafragma ficou aberto aconteceu muita coisa. Mas isso não quer dizer que a foto ficou ruim. Esse efeito de "borrão" pode ser usado para uma foto artística.

- Faça muitas experiências, combine várias aberturas de diafragma com diferentes velocidades de obturador. Não tenha pressa. Você precisará de algum tempo de prática para controlar bem essa equação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições