MENU

Comunicadores Instantâneos: Do início aos tempos atuais

Comunicadores Instantâneos: Do início aos tempos atuais

Atualizado: Sábado, 4 Junho de 2011 as 9:37

Os comunicadores instantâneos transformaram a internet na década de 90, trazendo aos usuários a possibilidade de se comunicarem instantaneamente, sem a demora de enviar e receber um e-mail ou esperar a ligação de alguém.

Na curta história da internet, houveram muitos comunicadores, porém nenhum deles foi tão marcante quanto o   ICQ   e, posteriormente, o   Windows Live Messenger . Mas neste artigo, vamos relembrar de alguns dos principais comunicadores e como eles evoluíram e mudaram o jeito de se comunicar pela internet.

IRC - O início do bate-papo

mIRC (Foto: Divulgação) Antes dos comunicares instantâneos os usuários não tinham um meio comum para conversar. Com isso, surgiu o protocolo IRC. Havia outros métodos de comunicação entre usuários, porém o IRC foi um dos precursores dos comunicadores atuais.

O IRC vem de   Instante Relay Chat , que é um protocolo que implementa a troca de mensagens e que pode ser feita em salas de bate-papo ou em salas privadas. Esse protocolo foi inventado pelo finlândes Jarkko Oikarinen em 1988.

Sua fama chegou na década de 90 com as principais redes de IRC surgindo no mundo e no Brasil, conectando pessoas em salas de bate-papo com os mais variados temas. O principal cliente de IRC era o mIRC, e sua versão para o Windows pode ser   baixada aqui .

O mIRC começou a cair em desuso em meados do ano 2000, quando surgiram os comunicadores instantâneos. Mesmo assim o mIRC ainda é muito usado em grupos específicos, como a comunidade de gamers e a comunidade de software-livre, que têm canais da rede Freenode.

ICQ

ICQ (Foto: Divulgação) O pessoal que começou a navegar na internet no final do século passado (não faz tanto tempo, só uns 15 anos atrás), com certeza já conversou bastante com os seus amigos em um mensageiro cujo ícone da flor e os muitos “oh-ow”s, de quando se recebia uma mensagem.

O ICQ foi inventado pelos israelenses da Mirabilis em 1996 e conquistou a internet até metade da década de 2000. O nome ICQ é uma brincadeira com a frase “I seek you” (“eu procuro você” em tradução livre), que tem o mesmo som de "ICQ" quando falado em inglês.

O ICQ foi a principal porta de entrada dos iniciantes em internet para a comunicação instantânea e permitia o envio de mensagens e arquivos.

A empresa Mirabilis, dona do ICQ, foi comprada em 1998 pela America Online (com certeza você já recebeu o CD desse provedor) por 407 milhões de dólares. Infelizmente, o ICQ caiu em desuso, perdendo terreno gradativamente para o Windows Live Messeger. Mas ele não foi desativado: você pode baixar a versão 7.0, lançada em 2010,   clicando aqui .

Windows Live Messenger

Windows Live Messenger (Foto: Divulgação) O Windows Live Messenger - mais conhecido como MSN - é o software de mensagens instantâneas da Microsoft mais popular do mundo.

A versão inicial, chamada de MSN Messenger, foi lançada em julho de 1999, com funções muito simples como a lista de contatos e envio de mensagens.

Em 2005, a Microsoft mudou o nome para "Windows Live Messenger" para alinhar o software com a plataforma Live, da empresa, focada em internet.

Yahoo! Messenger (Foto: Divulgação) A versão mais atual é o Windows Live Messenger 2011, que além das funções de troca de mensagens, também dão uma atenção especial a integração com as redes sociais, principalmente o Facebook. Assim, podemos conversar tanto com os amigos no Messenger quanto os do Facebook.

A história do Windows Live Messenger pode ser vista em "MSN Messenger. 12 anos de história ". Mas se você deseja baixá-lo, bastaclicar aqui .

Yahoo! Messenger

Sendo um portal de sucesso na Internet, o Yahoo! não podia deixar de ter o seu comunicador, o Yahoo! Messenger.

Sua primeira aparição foi em 1998, no auge do sucesso do Yahoo! como portal de Internet. Mas apesar de ter lançamentos até hoje, o Yahoo! Messenger não decolou como um dos principais comunicadores - ainda mais depois do surgimento dos chats do Gmail e do Facebook.

O Yahoo! Messanger pode ser baixadoclicando aqui .

Skype

Skype (Foto: Divulgação) O Skype domina a comunicação por voz e vídeo assim como o Windows Live Messenger domina as mensagens de bate-papo.

Atualmente o Skype é muito forte no setor corporativo, onde as pessoas precisam fazer teleconferências com outros usuários ao redor do mundo.

O Skype pode ser usado para telefonia ao redor do mundo, e você pode pagar tarifas muito baixas de ligações daqui do Brasil para qualquer lugar do mundo.

A empresa Skype foi fundada em 2003, mesmo ano do lançamento de sua primeira versão. A empresa foi comprada pelo eBay em 2005 e recentemente comprada pela Microsoft por 8,5 bilhões de dólares. Um dos objetivos é o Skype é fortalecer as soluções para empresas.

Há uma grande incerteza sobre o futuro do Skype, especialmente se a Microsoft continuará as versões para sistemas operacionais que não são da Microsoft, como o Mac OS e Linux. Em todo caso, a versão mais atual do Skype para Windows pode ser   baixada aqui .

Google Talk

GTalk (Foto: Divulgação) A Google, sabendo que domina grande parte do mercado de internet e que seus usuários passam horas olhando o GMail, lançou um comunicador chamado Google Talk.

O comunicador do Google é mais focado para uso na internet, ou seja, não precisamos tê-lo instalado no computador: basta acessar o GMail que podemos conversar com seus contatos que também usam o GMail. Além disso, ele também tem integração com o Orkut

Apesar da simplicidade, o Google Talk traz as principais funções dos comunicadores modernos, como a videoconferência. E um dos seus maiores atrativos é que as conversas são armazenadas no GMail como se fosse e-mails. Se você quiser usar a versão de desktop do Google Talk, você pode   baixá-lo aqui .

Facebook Chat

Facebook Chat (Foto: Reprodução) Hoje a moda é se comunicar nas redes sociais, principalmente no Facebook. Além da comunicação nos murais, o Facebook também disponibiliza um chat no formato de comunicador instantâneo, assim como o Google Talk.

O Facebook não fornece nenhuma aplicação oficial para desktops; só suporta a comunicação dentro do seu site. Mas para alegria de todos, eles implementaram o protocolo aberto XMPP, o que permite que vários comunicadores instantâneos pudessem se comunicar ao Facebook e se integrar ao seu chat, sendo o principal deles o Windows Live Messenger.

veja também