Conheça os rivais do iPad

Conheça os rivais do iPad

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Com a homologação do iPad pela Anatel , feita no fim de agosto, a prancheta eletrônica da Apple está mais perto de chegar oficialmente ao Brasil. Mas muitos aficionados por tecnologia já têm o seu graças a uma viagem ao exterior e a sites de produtos importados.

Lançado em 4 de março deste ano, o iPad foi um sucesso de vendas , com 3 milhões de unidades comercializadas em 80 dias. Isso levou empresas concorrentes a correr para criar produtos para rivalizar com o iPad. Companhias tradicionais como HP, Samsung e LG estão apostando alto nesse novo mercado. A seguir, você confere o que cada empresa está preparando.

Samsung

A Samsung é a primeira empresa de grande porte a ter um concorrente para o iPad. Apresentado no dia 2 de setembro desse ano , o Galaxy Tab tem tela de 7 polegadas, saída HDMI e roda o sistema Android em sua versão 2.2. O Galaxy Tab tem processador de 1 GHz, duas câmeras (uma para fotos e uma frontal, para videoconferência) e virá em versões de 16 GB e 32 GB, ambas com entrada para cartão. Ele chega ainda este mês à Europa e até o fim do ano aos Estados Unidos. O preço não foi divulgado.

Toshiba

A empresa japonesa começará a distribuir o tablet Folio 100 ainda esse ano na Europa, Ásia e em alguns outros mercados. Ele tem tela de 10,1 polegadas, roda Android 2.2, traz saída HDMI e porta para cartões de expansão de memória. O preço sugerido para o mercado europeu é de 399 euros.

HP

A HP parecia ser a primeira concorrente de peso da Apple. Em janeiro deste ano, antes do anúncio do iPad, um tablet da empresa foi mostrado rapidamente por Steve Ballmer , CEO da Microsoft, durante a feira de eletrônicos CES, nos Estados Unidos. Chamado de HP Slate, o produto rodaria Windows 7 e chegaria "em breve". A HP chegou a produzir vídeos de divulgação que ironizavam as fraquezas do iPad . Mas o tempo passou e o HP Slate apresentado por Ballmer não chegou. Um dos motivos especulados para o atraso seria a lentidão do Windows 7 em um tablet, aparelho que tem configuração bem mais modesta do que um notebook. Em julho deste ano a HP finalmente anunciou seu tablet com Windows 7 , chamado de Slate 500. Mas ele será vendido apenas para empresas.

Para o consumidor final, a aposta da empresa parece estar em tablets com o webOS, sistema operacional adquirido com a compra da Palm, em abril deste ano.

Intuitivo, multitarefa e rápido, esse sistema já era usado nos smartphones da Palm e, diferentemente do Windows 7, foi feito especificamente para dispositivos móveis e com tela sensível ao toque. Espera-se que o tablet da HP com webOS, provisoriamente chamados de Palmpad, chegue ao mercado no início do ano que vem .

Dell

No Reino Unido e nos Estados Unidos a empresa vende o tablet Streak . Com tela de 5 polegadas, ele não é um concorrente direto do iPad, ficando no meio do caminho entre um smartphone e um tablet. O Streak roda a versão 1.6 do Android e traz uma interface própria, criada pela Dell.

Archos

Pouco conhecida no Brasil, a fabricante francesa Archos lançou no fim de agosto cinco tablets com Android no mercado americano. Os tamanhos de tela variam entre 4,3 e 10,1 polegadas e todos os aparelhos contam com processador de 1 GHz e Bluetooth, entre outros recursos. RIM

A fabricante dos smartphones BlackBerry tem tradição no segmento corporativo e é conhecida principalmente pelo eficiente mecanismo de envio e recebimento de e-mails em celulares. Mas com o lançamento do Torch e de uma nova versão do sistema BlackBerry OS , em agosto deste ano, a RIM tenta mudar a imagem de empresa & O BlackBerry OS 6 foi a primeira versão do sistema já concebida para aparelhos com tela sensível ao toque. Espera-se que ele seja usado em um tablet, provisoriamente chamado de Blackpad. Ainda não há data para o lançamento, mas a RIM já até registrou o domínio blackpad.com .

Asus

Os tablets da empresa de Taiwan devem chegar só em março do ano que vem . A linha de tablets EeePad terá modelos com Android e outros com configuração mais poderosa e sistema Windows 7.

LG

A empresa está desenvolvendo um tablet, chamado de Optimus, mas nenhum detalhe foi revelado.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições