Conselhos para ter um blog popular

Conselhos para ter um blog popular

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Você criou um blog para comunicar-se com gente nova e compartilhar seus interesses, mas ainda está recebendo poucas visitas e comentários? Aqui vão algumas dicas para atrair mais leitores para a sua página:

1) Pense no seu objetivo e nos seus leitores em potencial. Se você sabe a quem se dirige, será mais fácil encontrar os conteúdos e o tom apropriado. Procure ser autêntico: é a forma mais fácil de ser original.

2) Procure cobrir um tema ou grupo de temas específicos. Se você publicar uma receita um dia e uma opinião sobre o campeonato de futebol no dia seguinte, corre o risco de não ter público.

3) Escreva sobre as coisas de que você gosta e que conhece. Mesmo se o seu blog for para fins profissionais, se você divertir-se fazendo terá mais satisfações.

4) Privilegie a qualidade e a legibilidade dos conteúdos. Um design atrativo permitirá que você seja diferente de outros blogs. A aparência deve ser agradável e funcional. Personalize a sua página e modifique-a periodicamente. Publique textos fáceis de ler e evite posts muito extensos.

5) Seja constante. Não é preciso atualizar o seu blog todos os dias, mas é recomendável fazer isso umas duas vezes por semana. Uma forma de manter o ritmo é gerar conteúdo antecipadamente e ir publicando aos poucos.

6) Coloque links com descrições claras para outros blogs relacionados que você gosta de ler e que possam ser úteis aos seus leitores (avise aos sites que você os está recomendando na sua página e proponha que eles façam a mesma coisa com você). Se tiver muitos sites para recomendar, divida-os em categorias. Se você citar conteúdos de outros sites ponha um link que leve às fontes, assim você fortalecerá a sua credibilidade.

7) Estimule a participação. Deixe perguntas ao final dos posts e escreva textos com propostas de debate ou pesquisa. Dê um nome original e convidativo aos "comentários". Alguns serviços também oferecem pesquisas com opções e contagem instantâneas.

8) Divulgue. Faça com que a maior quantidade possível de pessoas saiba da existência do seu blog. Envie uma mensagem aos seus contatos com o link do blog para que eles participem e estendam o convite aos conhecidos. Quando fizer comentários em outro blog, coloque o endereço do seu na assinatura. Coloque o link do seu blog no perfil de usuário de todos os serviços em que se cadastrar (Messenger, Facebook, YouTube, Flickr, Wikipedia) e na assinatura dos seus e-mails.

Importante

Seja paciente. Só a constância e a consistência dos seus posts farão com que os leitores voltem ao blog, citem e recomendem a sua página. Isso pode demorar algum tempo.

Uma pequena "dica": muitos leitores sentem-se mais inclinados a expressar opiniões se alguém já tiver feito algum comentário. Para quebrar o gelo você pode fazer o primeiro comentário com um pseudônimo (procure dar um tom diferente do seu).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições