CPqD lança solução para a gestão de redes ópticas de acesso

CPqD lança solução para a gestão de redes ópticas de acesso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

O CPqD, instituição independente com foco na inovação em TICs, disponibiliza ao mercado a solução Gestão de Redes FTTH, para auxiliar operadoras de telecomunicações a gerenciar uma rede óptica de acesso, a Fiber-to-the-Home, num cenário em que a fibra óptica na casa do usuário já é uma realidade nos grandes centros urbanos brasileiros, onde é cada vez maior a demanda por aplicações que exigem maior capacidade de rede e altas taxas de transmissão.

O produto é o resultado da integração de três sistemas desenvolvidos e já oferecidos pelo Centro: o Gestão da Planta, que permite o planejamento, projeto, cadastro dos recursos físicos e lógicos da rede FTTH, com informações georreferenciadas da planta e o Supervisão da Rede Óptica, que localiza e identifica falhas ocorridas nas fibras que atendem às redes FTTH, facilitando sua operação e manutenção, além de permitir a supervisão das fibras ópticas, que resolve um defeito em uma fibra, o que pode atingir até 128 clientes. O terceiro sistema é o Gerência Integrada, que contempla a gestão de falhas (com a exibição unificada e centralizada de alarmes e eventos), a administração de configuração e a ativação de serviço, funcionalidades que independem do fornecedor dos equipamentos da rede óptica de acesso.

“O Gestão de Redes FTTH automatiza os processos relacionados à operação e gerência de rede FTTH”, afirma Edna Sabadini Sato, da gerência de marketing de produto e inovação óptica da entidade.

Entre os benefícios estão a manutenção do cadastro da planta atualizado com os processos de descoberta de rede, a melhor localização de falhas, a identificação do elemento comum do problema e de todos os endereços/clientes afetados, além da possibilidade de ativação dos serviços de forma unificada, independente do fornecedor. “As consequências são redução de custos e aumento da margem da operadora”, acrescenta Edna.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições