MENU

Criador da Wikipedia aposta em conteúdo especializado e via mobile

Criador da Wikipedia aposta em conteúdo especializado e via mobile

Atualizado: Sexta-feira, 18 Junho de 2010 as 8:38

Com a crença de que há mais demanda do que oferta por informação de qualidade na internet, o fundador da enciclopédia virtual Wikipedia falou nesta quinta-feira (17), em São Paulo, sobre o poder do conteúdo gerado pelo usuário e mostrou o esforço da companhia para a criação de sites especializados.

''As pessoas buscam mais conteúdo de qualidade do que está disponível. Temos um longo caminho pela frente'', disse Wales durante o evento [email protected]

Para o americano, a popularização de equipamentos móveis como smartphones e tablets permite maior acesso aos sites infomativos e maior colaboração dos usuários. Wales disse ''estar de olho'' no crescimento do mercado de produtos como o iPad e similares. ''Com um aparelho desses, os usuários passam a publicar mais conteúdo de forma rápida, de qualquer lugar. Mas a forma como disponibilizamos a informação nunca será mais importante do que a informação em si'', ressaltou.

Comente esta notícia

Em sua apresentação, Wales apresentou dados sobre a evolução da Wikipedia ao longo de sua existência, defendeu o modelo colaborativo e mostrou exemplos de sites da Wikia, fundada em 2004 para criar sites sobre assuntos diversos - o que seu fundador chamou de ''o resto da biblioteca'' - e que já conta com 35 mil endereços especializados.

Modelo colaborativo

Com apenas 35 empregados e mais de 100 mil voluntários, a Wikipedia tem 3 milhões de artigos em inglês e mais de 500 mil em línguas como português, alemão, francês, japonês e espanhol. Na China, onde o site foi bloqueado por alguns anos, passa de 300 mil verbetes.

Wales atribui o sucesso ao modelo colaborativo. ''Os usuários têm direito de publicar, de modificar, de pegar o conteúdo. É o total oposto de um conteúdo exclusivo, que só pode ser usado por um meio'', disse. O foco, ressaltou, é no compartilhamento do conhecimento. Para isso, é fundamental um mínimo de legibilidade para todos os internautas e ferramentas fáceis de usar.

Segundo seu criador, a Wikipedia funciona como um sumário, um ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas, e por isso não pode ser usada como fonte principal de trabalhos escolares ou acadêmicos. ''É o primeiro passo, o primeiro lugar onde você vai pesquisar um assunto, não o último''. Wales sugere ainda que o site seja usado nas escolas como uma ferramenta para ensinar os estudantes a trabalhar em conjunto.

Além da colaboração de conteúdo, a Wikipedia se mantém com doações em dinheiro. Os colaboradores doam, em média, US$ 30, mas grandes empresas também repassam quantias maiores - o Google, por exemplo, fez uma doação de US$ 2 milhões recentemente.

Sites especializados

Boa parte da palestra de Wales foi dedicada à apresentação de sites da Wikia, que abriga conteúdos tão diversos como a Lostpedia (sobre a série de TV ''Lost''), Muppet (sobre os personagens de Muppets), o Green (sobre ecologia e ambiente), Recipes Wiki (de receitas) e Tampa Bay Homeless Resource Wiki (sobre moradores de rua de Tampa Bay, nos Estados Unidos).

''Os sites especializados têm um público cativo, que lê e contribui para sua atualização. Em uma busca no Google por 'Muppet', as primeiras referências são o Muppet Wiki e o verbete 'Muppet' na Wikipedia. O site oficial não aparece nem na primeira página de resultados, porque o conteúdo não é atualizado com a mesma frequência. Os usuários querem atualização contínua sobre os assuntos que gostam'', exemplificou.

Por Mirella Nascimento

veja também