Curitiba sediará maior feira de robótica e tecnologia da América do Sul

Curitiba sediará maior feira de robótica e tecnologia da América do Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Evento vai reunir, em um único espaço, o melhor da atual produção tecnológica empresarial e acadêmica

Curitiba foi a cidade escolhida para sediar a maior feira de tecnologia da América do Sul, a Robotec Fair 2009 - Feira Internacional de Robótica e Tecnologia, que acontece de 21 a 25 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi. A feira, organizada e promovida pela ORIGEM Instituto Internacional de Comunicação e Cultura com apoio da Câmara do Comércio e Indústria Brasi-Japão do Paraná, vai reunir cerca de 200 expositores de vários segmentos que mostrarão o que há de melhor e mais moderno nas áreas de robótica e tecnologia industrial, automotiva, telecomunicações e de entretenimento, entre outras. O evento, que terá um forte aspecto educacional, também vai reunir as maiores mentes da robótica do País e terá a presença de universidades que vão demonstrar a produção acadêmica atual nas áreas de tecnologia. Entre elas estão o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O aspecto educativo do evento está sendo coordenado por uma equipe de especialistas e pesquisadores brasileiros, como o professor doutor Alexandre Silva Simões (UNESP), a professora mestre Esther Colombini (FEI/ITA), professor doutor Jackson Paul Matsuura (ITA) e professor doutor Marcelo Nicoletti Franchi (UNESP), todos de grande renome na área de robótica no circuito internacional. Os coordenadores – os mesmos que organizaram o setor de Robótica da Campus Party 2009 - estão programando uma série de eventos, palestras e oficinas que devem atrair a atenção de todos os interessados em robótica e tecnologia, além de atividades de iniciação científica voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio.

"A Robotec Fair 2009 visa disseminar a cultura tecnológica nacional, estimulando as pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos, promovendo o intercâmbio entre universidades e mercado e ampliando os conhecimentos", explica Mahoko Kasuya, superintendente da ORIGEM. E Curitiba, segundo ela, tem tudo a ver com tecnologia. "Com o projeto da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), implantado na década de 1970,  promoveu-se um grande desenvolvimento da região metropolitana. A CIC é  hoje o símbolo do que se pode fazer, aliando-se tecnologia às soluções criativas, um modelo de desenvolvimento industrial e tecnológico para todo País", diz.

Segundo Maria Alice Gomes Silveira Carvalho, gerente de Eventos da ORIGEM, as principais empresas de tecnologia do Brasil e exterior estão demonstrando muito interesse em participar. De acordo com ela, a receptividade da feira pode ser explicada pelo seu caráter único, que se destaca entre os eventos mundiais de tecnologia. "A Robotec Fair une, em um só local, três aspectos interessantes para os expositores: negócios, entretenimento e científico. A maioria das feiras são voltadas para um dos três. A Robotec Fair tem uma proposta diferenciada: levar a produção científica que é feita dentro das universidades para o contato com empresários e público, promovendo a transferência de tecnologia e aproximando empresas dos pesquisadores para futuras parcerias", diz.  

Com um público estimado de 150 mil pessoas circulando pelos corredores do Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi nos cinco dias de feira, a Robotec Fair terá a visitação de investidores em busca de novidades; docentes, acadêmicos e profissionais das áreas afins; e o público em geral que conhecerá de perto - e poderá adquirir - os produtos e serviços oferecidos pelos expositores.

O Pavilhão foi todo dividido por setores, para abrigar ilhas temáticas de acordo com o segmento de tecnologia aplicada. Além disso, uma ala inteiramente dedicada à Robótica deve atrair muita atenção, com robôs interativos participando de atividades lúdicas com o público.  

Postado por: Nany de Castro 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições