Dell apresenta servidor com 96 CPUs

Dell apresenta servidor com 96 CPUs

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

A Dell apresentou um servidor que pode acomodar até 96 processadores: um grande impulso no poder computacional. Segundo o gerente de produtos da empresa, Armando Acosta, o PowerEdge C6145 é um dos mais rápidos servidores já lançados. O servidor inclui dois nós de quatro soquetes para até oito AMD Opteron 6100 de doze núcleos.

O servidor foi planejado para executar aplicações científicas e matemáticas, mas também pode ser usado para nuvem ou ambientes de computação. O chassi externo com processadores gráficos múltiplos também pode ser usado para renderização de vídeos.

“Há uma demanda crescente dos clientes por mais desempenho em servidores que consumam menos energia”, diz Tim Carroll, diretor e líder de pesquisas globais em computação da Dell. O servidor da Dell oferece memórias da Samsung de baixo consumo e chips da AMD, porque estes podem ter mais núcleos que os da Intel. “A Dell não vai oferecer chips da Intel no servidor por enquanto”, diz Acosta.

O C6415 tem mais de 1TB de memória. Suas dimensões são de 44,8 cm de largura e 79 cm de profundidade. Ele pode acomodar mais de 48 núcleos de processamento em uma caixa 2U. Ele também é compatível com soquetes, portanto os clientes poderão trocar os processadores AMD 6100 Opteron pelos ainda inéditos AMD Interlagos. Esses chips terão 16 núcleos e estarão disponíveis no terceiro trimestre de 2011.

O chassi externo é o C410X e podem ser acoplados slots PCI-Express para adicionar 32 processadores gráficos. O servidor vem com qualquer dos seguintes sistemas operacionais: Novell Suse, Red Hat Enterprise Linux 5.5, Windows Server 2008 R2 ou Windows HPC Server 2008.

A Dell escolheu os processadores AMD ao invés dos da Intel também devido à flexibilização dos preços, sugerem fontes dentro da empresa. O C6145 custará a partir de U$ 18 mil. O lançamento está marcado para o fim de fevereiro.     Por Francine Machado

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições