MENU

Dell e Baidu firmam parceria para lançar tablets e celulares na China

Dell e Baidu firmam parceria para lançar tablets e celulares na China

Atualizado: Terça-feira, 6 Setembro de 2011 as 2:52

A Dell anunciou uma parceria com o Baidu, maior serviço de buscas da China, para desenvolver tablets e celulares voltados ao mercado chinês, atualmente dominado por Apple e Lenovo.

A China é um dos mercados que mais cresce no mercado de tablets e possui mais de 900 milhões de assinantes de telefonia móvel. Na visão de analistas, a parceria pode ser o caminho para que a Dell reanime sua estagnada divisão de celulares.

“Suspeito que seja só uma tentativa desesperada da Dell, que enfrenta muitos problemas nos segmentos de celulares e tablets, de obter qualquer forma que puder de publicidade a fim de tornar seus produtos mais atraentes”, disse Michael Clendenin, diretor-executivo da consultoria RedTech Advisors. “Acredito que a China continua sob o domínio da Apple, continua a ser um mercado controlado pelo iPad e iPhone”, acrescentou.

Homem usa um tablet durante conferência do Baidu em Pequim (Foto: Jason Lee/Reuters)

  O Baidu é uma das marcas chinesas mais conhecidas e um tablet ou celular com seu nome poderia servir para aproveitar esse reconhecimento em todo o país, segundo analistas. A Dell se recusou a oferecer um cronograma para o lançamento de aparelhos, mas a imprensa local informou nesta terça-feira (6), citando fontes não identificadas, que eles podem chegar já em novembro.   “Temos uma parceria com o Baidu. Vocês conhecem o nosso tablet Streak 5. Portanto, a parceria ocorrerá nesse espaço”, disse um porta-voz da Dell à Reuters, acrescentando que as empresas estavam cooperando na área de celulares. O tablet Streak 5, da Dell, é equipado com o sistema operacional Android e conta com tela de cinco polegadas. As vendas do aparelho foram suspensas nos EUA há um mês.

A parceria com a Dell destaca os esforços do Baidu para ampliar sua oferta de produtos e tirar vantagem da participação de quase 80% que a empresa detém no mercado de buscas chinês, o maior do mundo.

“Todas as marcas de computadores estão tentando se diferenciar no mercado móvel, e o acordo da Dell com a Baidu pode garantir vantagens no mercado chinês”, disse Hanna Chang, analista da SinoPac Securities, em Taiwan. Em 2009, a Dell anunciou que entraria no mercado de smartphones na China e que, em seguida, lançaria seus produtos no Brasil.          

veja também