MENU

Dell processa fabricantes de LCD por cartel

Dell processa fabricantes de LCD por cartel

Atualizado: Quarta-feira, 17 Março de 2010 as 12

Dell entrou com uma ação contra cinco tradicionais fabricantes de painéis LCD, acusando a Epson, Hitachi, Sharp, Toshiba e HannStar de inflar preços de telas de cristal liquido. Segundo a Dell essas empresas formaram um cartel ao combinar uma fixação em conjuto do preço desses produtos.

Na última sexta-feira (12/3) o processo deu entrada na Corte Distrital dos Estados Unidos na Califórnia, e de acordo com o representante da Dell, David Frink, “as telas de LCD foram vendidas por preços artificiais e inflados, feitos por o que acreditamos ser uma colaboração ilegal”. A Dell não especificou o valor da ação proposta, e disse que aguarda o julgamento do caso para decidir futuras ações. A nota divulgada pelo IDG diz ainda que as cinco fabricantes processadas não foram encontradas para comentar o caso.

Esse não é o primeiro caso de fabricantes que são considerados culpados por fixarem preços de suas telas LCD. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos já aplicou mais de 860 milhões de dólares em multas em processos semelhantes.

Na Europa, a Nokia processou um grupo de fabricantes de telas por fixação de preços, e a Comissão Europeia iniciou uma investigação similar à do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

veja também