Denúncias de crimes de guerra dos EUA vazam em site

Denúncias de crimes de guerra dos EUA vazam em site

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

 O site de denúncia WikiLeaks divulgou ontem uma relação de documentos secretos que apontam crimes de guerra cometidos pelos Estados Unidos no Afeganistão Lançado em dezembro de 2006, o WikiLeaks é um wiki que permite aos usuários publicar fotos, documentos secretos e depoimentos de empresas ou governos sem que suas identidades, registros ou IPs sejam divulgados ou rastreados. Os documentos afirmam que pelo menos 195 civis foram mortos pelas tropas de coalizão no Afeganistão sem conhecimento público e oficial.

Erros que ocasionaram morte de civis também incluem o dia em que soldados franceses bombardearam um ônibus cheio de crianças em 2008, matando 8. Uma ronda similar feita pelas tropas norte-americanas matou 15 passageiros.

Os documentos também apontam o extermínio de uma vila durante uma festa de casamento, incluindo uma mulher grávida, em um aparente ataque de vingança.

As informações destacam ainda a existência de um destacamento militar especial para capturar e matar insurgentes sem direito a julgamento, além de planos secretos para exterminar líderes extremistas do Taleban e da Al Qaeda.

Esse é um dos maiores vazamentos da história militar americana. Os documentos vão de janeiro 2004 a dezembro de 2009.

Lançado em dezembro de 2006, o WikiLeaks é um wiki que permite aos usuários publicar fotos, documentos secretos e depoimentos de empresas ou governos sem que suas identidades, registros ou IPs sejam divulgados ou rastreados.

Um dos casos mais polêmicos já divulgado pelo site foi o vídeo que mostra soldados americanos a bordo de um helicóptero atirando contra civis no Iraque, publicado em abril (veja abaixo).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições