Dicas para usar melhor sua câmera digital

Dicas para usar melhor sua câmera digital

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Existem vários tipos de câmeras digitais no mercado, algumas compactas e populares para o uso amador e outras profissionais. A maioria das máquinas possuem recursos automatizados para auxiliar os leigos no assunto a melhorarem a qualidade das imagens. Aqui vão algumas dicas para aproveitar mais o que é oferecido:

1) Para fotografar pessoas, animais ou objetos em movimento, ajuste o valor do ISO (sensibilidade do aparelho à luz) para 100. Quanto mais baixo o ISO, maior a qualidade final da imagem, mas grandes quantidades de luz são necessárias em valores baixos. Para imagens mais rápidas, como um carro ou helicóptero em movimento, um valor mais alto de ISO, como 200 ou 400, pode oferecer um resultado melhor.

2) Para obter boas fotos de paisagens regule manualmente o balanço de branco. O balanço automático pode deixar as fotos sem vida. Atualmente, as máquinas oferecem opções para momentos ensolarados, nublados, dia e noite.

3) Para ambientes escuros não esqueça do flash. Uma boa distância para que o flash não estoure varia de 60 centímetros a 1 metro entre a câmera e o objeto.

4) Cuidado com o zoom! Ele pode ser acionado caso as imagens não necessitem de riqueza de detalhes. A função dele é expandir a capacidade de ampliação oferecida pelas lentes da câmera por meio do simples aumento eletrônico dos pixels da imagem capturada. É como se a imagem capturada pela máquina fosse ampliada posteriormente no computador.

5) Quando quiser que todos os amigos ou familiares apareçam na imagem com você e não houver alguém para bater a foto, ative a opção de disparo automático. Geralmente as máquinas oferecem três opções de tempo.

6) Para captar os sons nas gravações de vídeos certifique-se de deixar livre o microfone da máquina.

Importante

Na prática, o número de pixels significa o tamanho máximo que a fotografia poderá ter. Os megapixels indicam quantos milhões de pixels a câmera pode armazenar por fotografia capturada e esta capacidade determina o tamanho máximo que a imagem terá quando impressa, sem perder qualidade. Por exemplo, 3 megapixels é o mínimo para imprimir uma fotografia de 20x25 centímetros.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições