Dicas: Tire o máximo de sua TV 3D

Dicas: Tire o máximo de sua TV 3D

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Arrume a mobília, posicione os amigos, escolha os filmes certos e, claro, siga nossas dicas. Você trabalhou o ano inteiro, economizou tudo o que podia e finalmente comprou a desejada TV 3D (acompanhada de óculos extras e um player Blu-ray 3D). Parabéns! Agora é hora de exibir seu novo brinquedo. As dicas a seguir irão guiá-lo durante todo o processo, desde como arrumar a sala, até a escolha do que assistir, para que você possa tirar o máximo proveito do seu aparelho.

Arrumando a sala

Segundo fabricantes como a Samsung, televisores 3D não são indicados para pessoas muito jovens, muito idosas, mulheres grávidas e pessoas embriagadas ou muito cansadas. Mas é possível minimizar o risco de ataques epilépticos (em pessoas predispostas) ou náusea ao arrumar a sala com o "feng shui do 3D" em mente.

Diminua as luzes

A TV é a protagonista, então é preciso posicioná-la com cuidado. Qualquer excesso de luz vai prejudicar a experiência e potencialmente deixar as pessoas enjoadas. Olhar com os óculos em uma sala com luz ambiente, por exemplo, pode fazer com que a imagem fique "piscando". O efeito é ainda mais perceptível se o usuário olhar diretamente para uma fonte de luz brilhante (como a tela de um celular ou um LED piscando), e movimentos rápidos podem causar enjôo em certos espectadores. Logo, certifique-se de colocar a televisão longe de quaisquer janelas (especialmente contra a luz), outras telas (como computadores) e qualquer aparelho eletrônico com luzes LED.    Além disso, prefira uma TV que não tenha um logo iluminado ou uma barra de luz na base. Se tiver, certifique-se de que isso pode ser desligado. Se a televisão estiver conectada a aparelhos de TV a cabo ou players multimídia com luzes piscantes, coloque esses aparelhos em um móvel com portas que possam ser fechadas. Isso pode parecer um pouco excessivo, mas lembre-se que o modo de exibição ideal (em um cinema, por exemplo) é com pouca luz. 

Posicione os móveis

Uma vez que sua TV está bem localizada e todos os aparelhos eletrônicos estão devidamente fora de vista, está na hora de arrumar os móveis. O ideal é que no máximo quatro pessoas assistam por vez – por uma razão de espaço, já que quatro indivíduos sentados lado a lado representam o campo de visão máximo da tela. Quanto maior o ângulo de visão do espectador em relação ao centro da tela, menos profundidade a imagem terá, e a partir de um ângulo de 45 graus ela fica completamente plana. 

É importante posicionar a mobília tendo isso em mente. Caso haja mais de quatro convidados assistindo à televisão de uma única vez, a alternativa é fazer com que as pessoas sentem umas atrás das outras. A situação perfeita seria com assentos no padrão de cinema, com alturas gradativas. Contudo, caso você não tenha dinheiro suficiente para transformar sua sala em um minicinema uma boa estratégia é colocar colchões ou almofadas no chão, seguidas do sofá, banquinhos ou cadeiras. 

Vale lembrar que se estiverem assistindo a cenas com muito movimento como esportes ou filmes de ação, alguns espectadores sentados em determinadas posições podem se sentir enjoados. Uma maneira de diminuir esses efeitos é sentando mais longe do aparelho – quanto maior o ângulo em relação ao centro da tela, mais distante deve estar o usuário.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições