MENU

Dilma Rousseff prepara estreia no Twitter

Dilma Rousseff prepara estreia no Twitter

Atualizado: Quarta-feira, 7 Abril de 2010 as 12

O debate eleitoral no Twitter ganhará mais uma personagem central: Dilma Rousseff, candidata à Presidência pelo PT. É o que garante Marcelo Branco, estrategista de redes sociais para a campanha da ex-ministra desde segunda-feira (5).

Para fazer frente ao @JoseSerra_, endereço do candidato José Serra (PSDB) com mais de 180 mil seguidores, a petista vai criar uma conta pessoal e escrever seus próprios posts no Twitter, enquanto assessores cuidarão de outra conta relacionada somente à campanha, segundo Branco.

A ferramenta de microblogging, para ele, é importante para ampliar o diálogo dos candidatos com seus eleitores e até opositores, já que "traz uma aproximação maior entre eles e provoca uma comunicação horizontal em vez da antiga hierarquização". Além do perfil no Twitter, o ex-coordenador da Associação do Software Livre e ex-diretor da Campus Party Brasil explica que a estratégia de campanha ainda prevê perfis de Dilma em outras redes sociais, como Orkut e Facebook.

"O objetivo número 1 será o de agregar mais pessoas ao debate em torno da Dilma, para provocar opiniões e iniciativas espontâneas nas redes sociais", diz. Ele acrescenta que o trabalho dele prevê ainda desenvolver uma rede de voluntários para mobilizar e organizar os militantes, mas sempre rejeitando a possibilidade de contratar blogueiros ou tuiteiros para publicarem opiniões favoráveis à petista ou desfavoráveis aos candidatos de oposição. "Essa tática não é aceitável, vai contra os princípios de liberdade de imprensa e prejudica o debate limpo. Opinião paga é pouco convinvente e robô [como scripts para aumentar audiência ou número de seguidores no Twitter] não vota", dispara Marcelo Branco.

Contratado pela Pepper Comunicação Interativa, Branco vai trabalhar com os americanos Scott Goodstein e Joe Rospars, responsáveis pela campanha de Barack Obama nas mídias sociais, e Andrew Paryze e Ben Self, especialistas em marketing digital da Blue State Digital. Mas a estratégia de campanha de Dilma na internet será feita pela equipe brasileira a ser formada, usando a experiência e conhecimento de marketing político dos colegas americanos como base. O sistema de arrecadação online utilizado pela equipe de Obama durante a campanha, dentre outras estratégias, no entanto, deverá ter similar na campanha de Dilma, de acordo com Branco.

Por: Amanda Luz

veja também