Discursos de Mussolini batem recorde de downloads em iPhone na Itália

Discursos de Mussolini batem recorde de downloads em iPhone na Itália

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Um aplicativo que reúne seis discursos de Benito Mussolini, criado por um jovem napolitano de 25 anos para a loja virtual Apple iTunes, é o segundo programa mais baixado nos iPhones italianos, com mais de 4 mil downloads.

O aplicativo "iMussolini" foi disponibilizada aos usuários pelo jovem criador Luigi Marino na semana passada. A partir do terceiro dia on-line, chegou a mil downloads diários, depois de vender 55 no primeiro dia e 600 no segundo, disse Marino em declarações ao jornal "La Repubblica".

Por 0,79 euros (US$ 1,11), os usuários de iTunes podem comprar o aplicativo "iMussolini, L'uomo che cambiò la storia del nostro paese" ("iMussolini, o homem que mudou a história de nosso país"), disponível na seção de e-books do site da Apple.

Além de uma biografia do ditador, "iMussolini" apresenta três discursos de 1914 --um por ocasião de sua expulsão do Partido Socialista e outros dois pronunciados em Parma e Gênova--, dois de 1918 --em Bolonha e Pavia-- e um último texto com data de 1919, sobre a fundação dos "Fasci di Combattimento".

Gandhi

Segundo o jornal italiano, 70% dos lucros vão para Luigi Marino que, surpreendido pelo êxito de sua criação, busca "melhorar o aplicativo segundo as sugestões dos usuários" e pensa em repetir com um personagem pacifista como o indiano Gandhi, "para evitar polêmicas".

Os downloads de "iMussolini" superaram os do game "Avatar" ou os aplicativos do "Big Brother" italiano, informa o jornal. Esse fenômeno "não corresponde a idosos nostálgicos do fascismo, mas a jovens e adultos que navegam, se informam e compram na internet", completa.

A loja de aplicativos para o iPhone, incluída dentro do iTunes, possui mais de 100 mil programas disponíveis a baixo custo ou gratuitamente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições