Dubai acusa EUA e Israel de espionagem usando BlackBerry

Dubai acusa EUA e Israel de espionagem usando BlackBerry

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

As medidas tomadas pelos Emirados Árabes Unidos para bloquear o BlackBerry se devem a preocupações de que Israel tenha acesso a dados do smartphone, e sobre o possível uso do aparelho pelos Estados Unidos para praticar espionagem no país, afirmou o chefe da polícia de Dubai nesta sexta-feira (3).

"Os EUA são o principal beneficiário da falta de controle sobre o BlackBerry, uma vez que tem interesse em espionar os Emirados", disse Dhahi Khalfan Tamim, segundo o site do jornal al-Khaleej.

"O Ocidente tem nos acusado de restringir a liberdade de usuários do BlackBerry, enquanto que os EUA, Israel, Grã-Bretanha e outros países têm livre acesso a todos os dados transferidos", acrescentou Tamim.

Tamim, que recentemente se manifestou contra Israel pelo assassinato de um militante palestino em um hotel em Dubai em janeiro, não deu razões para o interesse de Washington em espionar os Emirados Árabes, que é aliado do Ocidente.

O país, que tem 500 mil usuários do smartphone da RIM, afirmou que irá suspender os serviços de email, mensagens instantâneas e navegador do BlackBerry a partir de 11 de outubro, até que a fabricante canadense dê ao governo acesso às mensagens codificadas do aparelho.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições