MENU

EA ajuda o meio-ambiente e acaba com manuais impressos

EA ajuda o meio-ambiente e acaba com manuais impressos

Atualizado: Terça-feira, 22 Março de 2011 as 1:55

Quantas vezes você já leu o manual de um jogo novo? Se isso era obrigatório nas primeiras gerações de videogames (simplesmente para saber por onde começar), o hábito foi perdido aos poucos com tutoriais dentro dos jogos e dificuldade progressiva. Além disso, se o jogador tem tempo livre para ler um manual, por que não usar este tempo para jogar?  

Mais grave do que isso existe a preocupação com o meio-ambiente. Manuais gastam muito papel e árvores não se plantam sozinhas. Se os jogadores se preocupam cada vez menos em ler manuais, talvez a melhor coisa seja evitá-los. Jogos em formato digital, demos e DLCs já possuem manuais virtuais há anos. Já chegou a hora de aplicar este padrão também para os jogos em disco.     A Electronic Arts se junta a distribuidoras como a Ubisoft e adota a postura de não imprimir mais os manuais dos seus jogos. A mudança começou no lançamento de Fight Night Champion , que inclui na caixa (além do disco, é claro) apenas um panfleto com o código para jogar online e o certificado de garantia. O manual digital completo pode ser acessado no menu principal do jogo. Simples, não?

No panfleto se encontra a mensagem “Obrigado por apoiar nossos esforços em reduzir significantemente o uso de papel em nossos produtos.” É interessante pensar na época dos manuais grandes, totalmente coloridos, com listas de golpes, movimentos especiais, mapas e guias, praticamente itens colecionáveis, que não serão mais. Por outro lado, além de ajudar o meio ambiente, a EA poderia dar um desconto nos seus produtos pela economia de papel, não?      

veja também