MENU

Em um ano, nuvem da Microsoft atraiu mil empresas brasileiras

Em um ano, nuvem da Microsoft atraiu mil empresas brasileiras

Atualizado: Segunda-feira, 18 Abril de 2011 as 3:13

A Microsoft anuncia os resultados alcançados com o Windows Azure, plataforma de serviços na nuvem projetada para hospedar serviços e aplicações Web, e do BPOS - Business Productivity Online Suite, um conjunto de soluções de colaboração e mensagens na nuvem oferecido como serviço, ambos lançados no mercado brasileiro em abril de 2010. O BPOS já foi adotado por mais de 1.000 empresas brasileiras e possui hoje mais de 100.000 usuários. Milhares de desenvolvedores e empresas já utilizaram a plataforma Windows Azure durante o primeiro ano de lançamento do produto.

O Windows Azure é uma plataforma de serviços de Computação em Nuvem que funciona nos Datacenters da Microsoft, para atender empresas que tem aplicações que precisam de elasticidade e flexibilidade. Desenvolvedores e empresas constroem suas aplicações e podem hospedá-las no Windows Azure. A Microsoft fica responsável pela disponibilidade da infraestrutura, permitindo que as empresas utilizem os recursos conforme a necessidade.

Em comunicado enviado à imprensa, a despeito do primeiro ano de operação da nuvem, a Microsoft cita como exemplo de implementação de sucesso a startup Zetcks, de Salvador, que ganhou o direito de vender ingressos para os shows do Rock in Rio e firmou uma parceria com a Microsoft para uso da tecnologia Windows Azure.

O site de venda de ingressos para shows de artistas internacionais precisaram ganhar e diminuir escala de acordo com a procura por eventos, resultado obtido com o Windows Azure que disponibiliza mais servidores conforme a demanda. Até o momento, as vendas online para o Rock in Rio não apresentaram problemas.

Plataforma de comunicação Já a solução BPOS é formada pelo Exchange Online, SharePoint Online, Office Communications Online e Live Meeting. Estes serviços na nuvem, que já são utilizados por milhares de companhias brasileiras nas versões on-premise e hospedada em parceiros, foram projetados para fornecer as empresas de todos os tamanhos comunicação com alta disponibilidade, segurança e gerenciamento simplificado de TI.

Os clientes podem escolher a partir de uma gama de soluções do Microsoft Online Service, com a disponibilidade da suíte a partir de US$ 2 por usuário mês. O pagamento do serviço é cobrado de acordo com o número de usuários.

A Gol Linhas Aéreas  Inteligentes realizou a migração da plataforma de correio eletrônico de tripulantes, técnicos de manutenção, atendentes de call center e agentes aeroportuários para a solução de correio Exchange Online. A migração das caixas postais para a solução em nuvem permitiu a GOL operar em um modelo híbrido, pois os usuários administrativos continuam utilizando a solução Exchange on-premise enquanto os demais estão utilizando a  solução de correio em nuvem do BPOS.      

veja também