Empresa diz que recebeu registro da marca pelo INPI em 2008

Empresa diz que recebeu registro da marca pelo INPI em 2008

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

 

iphone gradienteA IGB Eletrônica, detentora da marca Gradiente, anunciou nesta terça-feira (18) lançamento de uma família de celulares inteligentes "IPHONE", nome também usado pela Apple em seus aparelhos, afirmando que recebeu o registro da marca pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em 2008.
 
A IGB Eletrônica, que arrendou a marca Gradiente para a Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD) no ano passado para levantar recursos e pagar credores, afirmou em comunicado ao mercado que "adotará todas as medidas utilizadas por empresas de todo o mundo para assegurar a preservação de seus direitos de propriedade intelectual" no Brasil.
 
O primeiro modelo da linha "IPHONE" se chama Neo One e é equipado com o sistema operacional Android 2.3.4, do Google. No site da Gradiente (acesse aqui), o aparelho, que tem tela de 3,7 polegadas e aceita dois chips de operadoras, é vendido por R$ 600. A IGB não menciona a Apple em seu comunicado, mas afirma que "é detentora exclusiva dos direitos de registro sob da marca IPHONE no país".
 
Segundo a IGB, o pedido de registro da marca foi feito junto ao INPI em 2000, mas a concessão dos direitos sobre o nome IPHONE ocorreu apenas em janeiro de 2008. "A companhia teve seu registro concedido pelo órgão federal e passou a deter os direitos exclusivos de produção e comercialização dessa marca até 2018."
 
Procurada pelo G1, a Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto. A companhia norte-americana lançou a primeira versão do iPhone em 2007.
 
A IGB afirmou no comunicado que a Gradiente não utilizou a marca IPHONE "até o momento porque sua prioridade foi promover a reestruturação de sua operação e permitir a retomada de seus negócios. Esse retorno aconteceu no início de 2012".
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições