MENU

Empresas apostam nos jogos virtuais para estreitar relacionamento

Empresas apostam nos jogos virtuais para estreitar relacionamento

Atualizado: Sexta-feira, 26 Novembro de 2010 as 11:20

Por meio de propagandas exibidas no ambiente do jogo ou com jogos desenvolvidos exclusivamente para seus sites institucionais, corporações recorrem aos games para ganhar o público jovem que já não se interessa tanto pela publicidade tradicional.

Isso abre mercado de trabalho para desenvolvedores, que podem aprender e se especializar na escola de arte digital Saga.

A tarefa das equipes de marketing de atrair a atenção do público jovem tem sido cada vez mais desafiadora. Dispensando mais tempo para o computador e menos para a televisão, os jovens têm levado as empresas a desviar as estratégias de propaganda para a internet, em especial para ações envolvendo jogos virtuais.

De acordo com pesquisa Ibope/Nielsen, pelo menos sete milhões de pessoas jogam pela internet. O público é jovem, mas nem sempre adolescente. Segundo o estudo, um único consumidor chega a jogar três vezes um mesmo advergame (jogo para promover um produto) e 82% deles não se sentem incomodados pela inserção de propaganda durante o jogo.

Jogo da Michelin é feito pela Saga

A adoção dos advergames tem aumentado e gerado oportunidades de trabalho para desenvolvedores de jogos. A Saga, escola referência em arte digital, qualifica profissionais para esse mercado e é a única certificada pela Adobe e pela Autodesk com presença em quatro capitais (São Paulo, Brasília, Recife e Salvadora), sendo que em São Paulo tem duas unidades (Lapa e Tatuapé).

Recentemente, a unidade de Salvador da Saga desenvolveu para a Michelin, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, um jogo em Flash para o site institucional da empresa, comprovando que os alunos adquirem ritmo profissional ainda na escola e têm futuro promissor dentro da nova estratégia de publicidade.

A Saga já formou mais de 7 mil alunos. Tem professores altamente qualificados, atendimento pedagógico, material didático impresso, laboratórios equipados com as mais modernas ferramentas de software e equipamentos de última geração como mesas digitalizadoras e workstations com iluminação especial para desenho e estúdios de Chroma Key, além do reconhecimento internacional da Autodesk e Adobe.    

veja também