MENU

Empresas brasileiras são as que mais usam as redes sociais na hora de contratar

Empresas brasileiras são as que mais usam as redes sociais na hora de contratar

Atualizado: Sexta-feira, 13 Agosto de 2010 as 1:22

As empresas brasileiras lideram o uso da internet em processos seletivos de novos funcionários. Uma pesquisa da consultoria em recrutamento Robert Half, divulgada na sexta-feira (13/8), indicou que 21% das companhias nacionais analisam o perfil online dos candidatos em redes sociais

Em segundo lugar no ranking está a Espanha, com índice de 18%,  seguidas por Itália e Holanda, empatadas com 13%. No entanto, em países como Bélgica, com apenas 5%, e República Tcheca, com 1%, o uso das mídias sociais ainda é inferior às demais nações.

Foram entrevistados 2.819 mil executivos de 13 países. 

  Redes sociais se destacam em processos de seleção

O cadastro em redes sociais como Twitter, Facebook e Linkedln, também foi destaque em uma recente pesquisa divulgada pela JobVite, empresa fabricante de software de recrutamento. 

De acordo com os resultados obtidos, as empregadoras preferem usar sites de redes sociais para o recrutamento, por considerarem um método de publicidade e um uma ação barata e fácil. Além disso, um terço dos entrevistadores sempre verifica o perfil dos candidatos nestas plataformas.

Ainda segundo a Jobvite, o investimento nos tradicionais métodos de seleção está diminuindo, com 36% dos entrevistados planejando gastar menos com anúncio de vagas. Enquanto 38% gastará menos com empresas tercerizadas de contratação.

Ao todo foram entrevistados 825 prossionais de RH e apenas 3% deles são clientes da Jobvite.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também