Empresas de redes sem fio ajudam no crescimento do Linux, diz relatório

Empresas de redes sem fio ajudam no crescimento do Linux, diz relatório

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Um relatório divulgado pela Linux Foundation informou que a contribuição das companhias do setor de redes sem fio para o sistema operacional Linux vem crescendo rapidamente, o que destaca o sucesso da plataforma de código aberto nos smartphones.

O relatório mostra que companhias que têm forte foco no Linux para aparelhos móveis vêm se tornando cada vez mais importantes no desenvolvimento da plataforma. Com o sucesso do Android, do Google, que tem por base o Linux, o sistema operacional se tornou uma força importante no mercado de software para smartphones.

No começo do ano, Intel e Nokia fundiram suas versões do Linux e criaram o “MeeGo”. A Intel ultrapassou a Novell e a IBM e se tornou a segunda maior contribuinte para o Linux, enquanto a Nokia subiu ao quinto posto.

Contribuições

O Linux, o mais popular dos sistemas operacionais gratuitos e de fonte aberta para computadores, está disponível a todos que queiram utilizá-lo, revisá-lo e compartilhá-lo.

O relatório indica que mais de 70% das contribuições vêm de programadores que estão sendo pagos por seu trabalho no desenvolvimento do Linux por empresas que esperam se beneficiar dos avanços que esse trabalho permitirá na plataforma.

Os fornecedores de software Linux ganham dinheiro ao vender melhoras e assistência técnica, e o Linux concorre diretamente com a Microsoft, que cobra pelo Windows e se opõe ao compartilhamento livre dos códigos de seus programas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições