MENU

Enfim, iPhone e iPad vão exibir conteúdo criado no Flash

Enfim, iPhone e iPad vão exibir conteúdo criado no Flash

Atualizado: Quarta-feira, 9 Março de 2011 as 5:09

A antiga disputa entre Adobe e Apple pelo formato de arquivos de animações, jogos e vídeos pode se tornar bastante menos incômoda para os usuários. A Adobe – desenvolvedora do formato Flash, amplamente usado nos PCs, nos celulares e na web – criou um programa capaz de converter esses arquivos para HTML5, linguagem aceita pelos aparelhos da Apple.

O programa Wallaby, como foi batizado, está em fase de testes. Mas é oferecido a desenvolvedores de aplicativos no site da Adobe. A tendência é que jogos, vídeos e animações antes indisponíveis para iPad, iPhone ou iPod agora rodem normalmente nos dispositivos da Apple. Há restrições, contudo. Alguns recursos do Flash não são compatíveis com o HTML5, o que impede que todo o material disponível na web seja convertido e, consequentemente, visualizado. 

A solução proposta pelo Wallaby não é inédita. Ela já vem sendo utilizada pelo YouTube, que converte seus vídeos do Flash para HTML5. Graças a isso, o conteúdo do site pode ser visto nos dispositivos da Apple.      

veja também