Entenda como será a transmissão 3D na Copa do Mundo 2010

Entenda como será a transmissão 3D na Copa do Mundo 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

No title A grande novidade nas transmissões da Copa do Mundo de 2010 será o uso da tecnologia 3D, que tem causado fervor nos cinemas de todo o mundo principalmente após o lançamento do filme "Avatar", de James Cameron. Será a primeira vez que o maior evento futebolístico do planeta terá esse tratamento. As câmeras usadas são fabricadas pela empresa japonesa Sony, tradicional parceira e patrocinadora da Fifa, a federação internacional de futebol, responsável pela organização do evento.

Com capacidade para registrar imagens em alta definição, as câmeras 3D capturam o efeito tridimensional ao usar duas lentes, que simulam a visão ligeiramente diferente que temos dos objetos ao vê-los com o olho esquerdo ou o direito. É a combinação dessas duas imagens, no cérebro, que produz o chamado efeito estereoscópico, que é justamente o que permite que estimemos a profundidade do que enxergamos.

Pelo aspecto pioneiro da tecnologia, a Fifa não gerará imagens 3D para todos os jogos. Apenas 25 partidas selecionadas, incluindo a abertura e a final, terão transmissão tridimensional. E o sucesso do experimento deve direcionar o futuro do 3D no mercado das transmissões esportivas.

Começo incerto

No momento, mesmo no exterior, o número de televisores capazes de exibir imagens em 3D é muito pequeno. Para que seja possível visualizar o efeito estereoscópico, é necessário que a TV emita duas imagens simultaneamente, sobrepostas, com a diferença de que a luz de cada uma delas é "sintonizada" de forma específica. Aí, o efeito é concluído pelo uso de óculos especiais, em que cada lente filtra uma das imagens, fazendo com que cada olho só veja uma delas.

Por conta da pequena base instalada, ainda é cedo para dizer que tudo será um grande sucesso. Mas os brasileiros que quiserem experimentar a sensação de um jogo de Copa do Mundo em 3D poderão acompanhá-lo no cinema.

Oito partidas da Copa, inclusive todas as do Brasil, serão transmitidas em 25 salas de cinema nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. A iniciativa é uma parceria entre a Rede Globo, que fará a transmissão experimental do sinal 3D, e a rede de cinemas Cinemark, que ficará encarregada da exibição. "Assistir à Seleção Brasileira em 3D será uma experiência única. O telespectador terá a sensação de estar dentro do estádio", afirma, em nota, Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia.

O sucesso desse projeto experimental pode pavimentar o caminho para a transmissão de mais conteúdo em 3D para o mercado brasileiro. A indústria, é claro, agradece.

"A tecnologia 3D está sendo vista como uma nova forma de se ver televisão", afirma Rafael Cintra, gerente sênior da área de TVs da empresa Samsung, pioneira na fabricação de televisores 3D no Brasil. "As TVs tinham evoluído, mas nada tão inovador quanto isso. Estamos lançando novos modelos, e investimento de marketing para manter a liderança da categoria." Ele reconhece que ainda não há muito que ver numa TV 3D, mas a empresa acredita que isso deve mudar em breve. "A tecnologia é nova, mas a geração de conteúdo vai acontecer rapidamente."

2D ou 3D? Eis a questão

Entre os responsáveis pela produção desses conteúdos, não há tanta convicção. No mês passado, o presidente da rede americana de televisão CBS disse ter visto algumas versões experimentais de velhos episódios da série "Jornada nas Estrelas" em 3D, e o resultado não o convenceu. "A experiência é boa o suficiente na televisão para funcionar? Não estou certo de que será economicamente viável no futuro próximo", afirmou, durante uma conferência em Beverly Hills, na Califórnia.

Apesar disso, Moonves admitiu que as transmissões esportivas devem ser uma exceção, ao declarar que a sensação de ver um evento dessa natureza transmitido em 3D será "fenomenal". Ninguém sabe para onde o mercado irá caminhar, mas isso começará a ser testado para valer por milhões de pessoas ao redor do globo no mês que vem, durante a Copa do Mundo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições