Entre 200 usuários do Facebook, 71 clicam em link falso

Entre 200 usuários do Facebook, 71 clicam em link falso

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

Um estudo realizado pela Check Point Brasil aponta que 35% dos usuários de Facebook podem ser vítimas de phishing.

A empresa chegou a essa conclusão após fazer uma simulação de ataque com frequentadores da rede social. O teste consistiu em criar um perfil falso e anônimo no Facebook. Com o cadastro feito, os responsáveis pela conta começaram a enviar mensagens com o texto "venha ver minhas fotos mais recentes" e um link.

A URL em questão serviu para contabilizar o número de usuários que abriram o e-mail e ainda clicaram na referência, imitando perfeitamente um ataque real. De acordo com a companhia, 71 das 200 pessoas escolhidas caíram na armadilha.

"O teste claramente revela o potencial de redes sociais de lançar ataques de phishing maciços e individualizados", aponta Guy Guzner, diretor de produtos de segurança da Check Point. & O executivo ainda diz que o resultado vem de uma falsa sensação de segurança por estar navegando em um ambiente supostamente protegido. "As pessoas envolvidas nessas redes sociais devem reconhecer que os sites sociais não oferecem mais segurança do que qualquer outro lugar na Internet, e deve aplicar o mesmo nível de cautela em sua rede social que adotam, por exemplo, com seu e-mail", conclui.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições