Estudantes de engenharia criam robô que decora bolos

Estudantes de engenharia criam robô que decora bolos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Um grupo de estudantes de engenharia da Faculdade de Engenharia Franklin W. Olin, nos Estados Unidos, desenvolveu um robô com um propósito delicioso: fazer decorações em coberturas de bolos automaticamente.

O robô AutoFrost é parte da disciplina Princípios de Engenharia da faculdade é foi desenvolvido com dois controles Arduino, um para movimentar o bolo horizontalmente nos eixos x e y, e outro para aplicar a cobertura. A programação foi feita em Python e os comandos são transmitidos ao sistema pelo PySerial, contam os alunos na página do projeto.

Para preparar a cobertura é muito simples, assim como fica claro no vídeo demonstrativo do AutoFrost (goo.gl/W866R). O usuário precisa apenas colocar as medidas e formato do bolo e acionar o botão ”I’m ready to design an amazing cake” (algo como Eu estou pronto para projetar um bolo incrível). O operador é, então, direcionado a uma interface para fazer o desenho desejado, que será reproduzido pelo robô.

Alguns problemas ainda existem, claro, como o fato de que, para alterar cor da cobertura, o robô precisa de auxílio humano. O grupo ainda tem objetivos mais ambiciosos para o projeto, como fazer com que o AutoFrost seja capaz de medir as dimensões do bolo sozinho e ainda trocar as pontas de aplicação da cobertura. Tudo isso é possível e não muito caro, então espera-se que o AutoFroist II venha à luz em breve.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições