Estudo: sim, o iPad pode ser difícil de usar!

Estudo: sim, o iPad pode ser difícil de usar!

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

No title Um estudo realizado pelo especialista em usabilidade com Ph.D. na interação homem-computador, Jakob Nielsen, revela que, apesar de sua famosa interface sensível ao toque, o iPad também é capaz de deixar atormentar usuários. Mas os "culpados" por isso costumam ser os aplicativos, geralmente desenvolvidos por terceiros. Nielsen relata que problemas de navegação são comuns, vindos das inconstantes interfaces dos softwares, além de alguns usuários que fazem gestos acidentais.

Ele estudou o comportamento de sete usuários no tablet, todos com pelo menos três meses de experiência com o iPhone. Embora os resultados sejam preliminares, o especialista diz que é importante levar o estudo adiante, com o crescimento do interesse pelo desenvolvimento de aplicativos.

De fato, os desenvolvedores de aplicativos sentem o peso da culpa no estudo de Nielsen. Os programas nem sempre deixam claro onde os usuários devem tocar, e não há uma linguagem comum para a interação entre várias aplicações. Por exemplo, ao tocar em uma imagem, o usuário poderia ampliá-la, abrir link para detalhes, revelar imagens similares, abrir menu de navegação ou simplesmente fazer nenhuma função. Combinado com toques acidentais e gestos, essas questões podem deixar os usuários em dúvida sobre o que fazer, informa o estudo.

O iPad oferece uma interface diferente, ou seja, novatos precisam de um tempo com o dispositivo para treinar os movimentos de navegação. Mas se eles não tiverem um padrão de uso, a experiência do usuário, tão defendida pela Apple, fica comprometida.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições