Evento ocorre até o dia 19 de agosto em São Paulo; a entrada é gratuita

Conheça as obras que abusam da tecnologia na exposição FILE

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:11

Jogos de videogame e animações feitas no computador são as obras de arte deste novo milênio e que fazem parte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), com exposição na cidade de São Paulo até o dia 19 de agosto. Mas o que deve chamar mesmo a atenção dos visitantes do evento são as obras de arte que unem tecnologia e interação.

Logo na entrada do FILE está o "Videomotón", da Espanha. Os rostos das pessoas são gravados em um vídeo de cerca de 15 segundos e aparecem dentro de um retrato pintado clássico no lugar da face destas pinturas. O resultado é curioso e divertido.
Um cubo voador da obra canadense "Paradoxal Sleep" encanta quem entra na área reservada de sua exposição. Ele flutua calmamente, acompanhando de uma música no estilo "zen", perfeita para relaxar. Pequenas hélices ao redor do objeto e sensores o mantém no ar sem interferências de uma pessoa.
Os mais novos podem brincar de montar blocos e, ao mesmo tempo, criar sons diferentes no "Buildasound", criação espanhola. Cada bloco que é apontado para uma câmera, criando sons de animais, melodias e barulhos. Ao lado dele, uma simples mesa de madeira esconde uma obra de arte interessante que dá possibilidade de criar desenhos usando o calor do corpo. Uma câmera térmica da peça brasileira "Termografia II" capta o calor do corpo do visitante, que pode esquentar a mesa com as mãos e dedos e interagir com a obra.
Para quem gosta de moda, dois vestidos criados no Canadá e expostos no FILE parecem vivos. Na peça "Living Pod", eles se movem sozinhos quando são estimulados por luz das lanternas ou pelos flashes de máquinas fotográficas. Na "Patmap" a escultura 3D feita por um brasileiro ganha texturas que se movem ao gosto do visitante, que as seleciona por meio de um tablet. Vassouras desengonçadas limpam o chão ao mesmo tempo que mudam de forma na obra "Sweeping Spirals", do Canadá.
Mas a interação do usuário com uma pintura de Van Gogh ganha a cena com a peça grega "Starry Night". Com os dedos, é possível bagunçar os desenhos e criar animações inusitadas. E, para relaxar, a peça "Tunel", do Brasil, cria um efeito especial quando o visitante caminha dentro dela, balançando a estrutura.
Antes de ir embora, "What a Loving and Beautiful World", criada no Japão, transforma uma palavra no idioma japonês tomam vida ao serem tocados.


Serviço
O que é: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE);
Onde: Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista 1.313, próximo ao metrô Trianon-Masp;
Quando: até o dia 19 de agosto;
Quanto: a entrada é gratuita.
 


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições