Evite filas: Use o banco no seu celular

Evite filas: Use o banco no seu celular

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

O TechTudo colocou à prova os serviços de Mobile Banking dos seis maiores bancos do Brasil, para mostrar a você quais soluções podem te livrar das filas nas agências e dos juros por pagamentos atrasados - usando, para isso, apenas o seu celular.

Nos nossos testes, notamos que alguns bancos oferecem soluções bem modernas, como o uso da câmera do celular para escanear o código de barras de suas contas e boletos, e o uso do GPS para localizar agências e caixas eletrônicos por perto.   O TechTudo testou algumas soluções mobile que os bancos oferecem (Foto: Allan Melo/TechTudo)

    Se você ainda tem suas desconfianças quanto a realização de transações bancárias pelo celular, saiba que hoje em dia ela é totalmente segura, pois todas as informações são automaticamente codificadas (criptografadas) no seu aparelho e somente são abertas nos sistemas do banco.

A operadora não tem acesso a estas informações, e nenhuma informação que você tenha digitado será armazenado no chip ou cartão de memória - até porque, toda vez que você tiver que acessar o banco, terá que digitar seus dados novamente. Sendo assim, não há risco de outras pessoas acessarem sua conta, mesmo se o seu telefone for roubado ou você o tiver perdido.

Então vamos ao que interessa? Confira abaixo o índice de soluções para celulares que cada banco oferece. Basta clicar no nome do seu banco para descobrir quais recursos ele oferece.

Para aumentar a segurança durante o acesso via celular, certifique-se de que não tenha nenhum xereta tentando ver suas informações bancárias, já que os celulares geralmente exibem os últimos caracteres, antes de 'transformá-los' em asteriscos.

Outro cuidado necessário é que os usuários de smartphones devem evitar a instalação de aplicativos e arquivos 'desconhecidos', já que o número de vírus e malwares nas plataformas mobile tem crescido cada vez mais. O que você pode fazer para se proteger é evitar a instalação de aplicativos fora das lojas oficiais - e mesmo assim, alguns apps disponíveis nessas lojas também podem estar contaminados. A maior parte deles vêm embutido em soluções com objetivos maliciosos, como os que adicionam funções que o seu smartphone não possui de fábrica, ou os que 'desbloqueiam' aplicativos.

Tenha o mesmo cuidado dos caixas eletrônicos:

sua senha também pode ser vista no celular (Foto:

Allan Melo/TechTudo)

Internet WAP: Por que não é preciso ter um smartphone para acessar seu banco

Para quem não sabe, "Internet WAP" é basicamente a Internet para celulares (assim como o "HTTP" é para desktops). Quando um banco oferece uma versão do seu site em WAP quer dizer que ela pode ser acessada em qualquer celular; até porque esta tecnologia já é suportada desde os tempos do StarTac e do Nokia preto e branco com o jogo da cobrinha (e sim, você pode sim acessar seu banco por eles).

Outra coisa que precisa ser esclarecida é que os bancos não costumam cobrar pelo acesso via Internet ou via celular, mas você precisará pagar pelo acesso à Internet fornecido pela sua operadora. Como os preços já estão relativamente baixos, com ofertas mensais de R$10 ou diárias a R$0,50, já é possível considerá-la como opção. Afinal, os juros podem ser mais altos que esta tarifa, e você poderá aproveitar o tempo não gasto na fila fazendo algo mais produtivo.

Alternativas para controlar a sua conta bancária

Caso o seu banco não possua um sistema que possa atender as suas necessidades, existem outras alternativas para você evitar as filas de banco. Uma delas é utilizar o PayPal, um dos sistemas de pagamento via Internet mais usados e seguros do mundo. Através dele, os usuários de smartphones podem realizar transferências bancárias e receber pagamentos usando, para isso, o seu cartão de crédito. Há versões para iPhone, para Android, ou para BlackBerry.

Outra solução é utilizar aplicativos de controle financeiro, atualizando-os conforme os seus rendimentos e gastos, e frequentemente conferindo os valores com o seu extrato bancário. Aplicativos como o Minhas despesas ou o Money Care no iPhone; o EasyMoney ou o Pageonce no Android; e o Pageonce ou o BlackBerry Wallet no BlackBerry, fazem bem esta tarefa.

Há também alguns apps que podem transformar o seu smartphone em leitor de código de barras, eliminando a tarefa de ter que digitar o número dos seus boletos quando pagá-los via Internet Banking. O PagBoleto, para iPhone, e o CIGAM Boletos (iPhone / Android) e o iBoleto, no Android, são algumas das soluções mais usadas para isso.         

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições