Faça seu Atari 2600 em casa

Faça seu Atari 2600 em casa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Um cientista da computação, identificado apenas como Retromaster, apresentou um projeto que permite aos entusiastas em eletrônica a fabricação doméstica de um aparelho que funciona como o clássico videogame dos anos 80.

Segundo o site Hack a Day , o equipamento chamado A2601 foi preparado com um FPGA , um tipo de chip programável que pode ser transformado num processador e mesmo num sistema completo. O FPGA usado, de modelo Spartan-3E , faz parte de um kit didático produzido pela empresa Xilinx .

Sua programação procurou reproduzir fielmente as instruções de um processador 6502 , de 8 bits, usado no Atari na época e, entre outros, no Apple 2. Mas o Spartan-3E (e qualquer FPGA moderno) é avançado o suficiente para abrigar não apenas o 6502 virtual; como também boa parte do circuito ao redor dele. Um exemplo é o chip de processamento de informações gráficas.

Foram adicionados ao projeto um adaptador para televisão, saída de vídeo composto (que funciona apenas no padrão NTSC ), uma saída de áudio estéreo e um conector DB9 , o mesmo utilizado nas entradas de joysticks do videogame MegaDrive (também conhecido como Genesis), da Sega.

O sistema conta com uma memória flash de 512 kB para armazenar as ROMs, o que pode ser considerado pouco, mas barateou o custo da produção.

Depois de pronto, o circuito foi acoplado a uma pequena caixa, parecida com um otimizador de sinal das antigas antenas UHF , medindo 8 cm x 6 cm. A alimentação de energia é feita através de uma fonte de 9 v.

Segundo o Hack a day, existe suporte para a maioria dos esquemas de paginação de cartuchos usados nos jogo originais; o que quer que isso queira dizer.

O autor disponibilizou os esquemas eletrônicos e informações técnicas do produto, bem como o código fonte VHDL , amplamente utilizado em emuladores de 8 bits.

Todo esse material está disponível sob a licença GPL e pode ser adquirido no site oficial do projeto através do link http://bit.ly/d3I0KC .

Um vídeo com o A2601 executando o game de guerra Battlezone pode ser visto em vimeo.com/14772895 .  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições