Rede social Facebook tem mais de 800 milhões
de usuários no mundo (Foto: Leon Neal, File/AFP) O Facebook está se preparando para uma oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) no próximo ano, afirmou uma fonte próxima do assunto. A rede social quer levantar US$ 10 bilhões, publicou o Wall Street Journal. A companhia espera que o IPO a avalie em mais de US$ 100 bilhões, de acordo com o jornal.
O vice-presidente financeiro do Facebook, David Ebersman, discutiu a circulação pública de ações com banqueiros do Vale do Silício, mas o fundador e presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, ainda não se decidiu sobre os termos da operação e pode mudar os planos, segundo a publicação. Um representante do Facebook se negou a comentar o assunto.
A rede social, que conta com mais de 800 milhões de usuários no mundo, ainda não selecionou os bancos que devem conduzir a oferta. Mas a companhia já preparou um prospecto interno e está pronta para dar início ao processo a qualquer momento, de acordo com fontes citadas pelo jornal. Com valor de mercado de US$ 100 bilhões, a empresa criada por Zuckerberg valeria duas vezes mais que a Hewlett-Packard. O processo de oferta inicial de ações deve ser iniciado formalmente antes do final do ano, ainda que nada esteja decidido.
IPO em 2011
Algumas companhias iniciantes do Vale do Silício começaram em 2011 a testar o apetite dos investidores por uma nova leva de empresas de internet. Caso abra mesmo seu capital em 2012, o Facebook ofuscaria a oferta de qualquer outra empresa que esteja esperando para entrar no mercado.
A Zynga, criadora do jogo social Farmville, já iniciou o processo para uma oferta pública inicial de até US$ 1 bilhão. Em novembro, o serviço Groupon abriu capital com grande alarde, mas em poucas semanas suas ações caíram abaixo do preço inicial. LinkedIn e Pandora também estão sendo negociadas bem abaixo das cotações que seus papeis atingiram na ocasião de suas aberturas, meses atrás.
O Facebook se tornou um dos mais populares destinos na internet, desafiando empresas como Google e Yahoo na disputa pelo tempo dos usuários e verbas dos anunciantes. A empresa não revela resultados financeiros, mas uma fonte próxima informou à Reuters que a receita do grupo no primeiro semestre de 2011 subiu em 100% ante o mesmo período em 2010, atingindo a marca do US$ 1,6 bilhão.
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