Falha em software de iPad e iPhone pode ser explorada por criminosos

Falha em software de iPad e iPhone pode ser explorada por criminosos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:35

Quando visitado por dispositivo com iOS, site

oferece desbloqueio on-line (Foto: Reprodução)

  Hackers revelaram uma falha em um software da Apple que, segundo especialistas em segurança, pode ser explorada por criminosos com o objetivo de controlar remotamente os aparelhos iPhone, iPad e iPod touch.

A falha de segurança no sistema iOS da Apple veio à luz na quarta-feira (6), quando o site www.jailbreakme.com publicou códigos que podem ser usados por proprietários de produtos da Apple para "desbloquear" os aparelhos por meio de um processo conhecido como “jail breaking”.

Tal processo é usado para baixar e rodar aplicativos não autorizados pela Apple e usar o iPhone em redes de operadoras que não têm parceria com a fabricante. Conforme publicou no Twitter um dos desenvolvedores do software, mais de 1 milhão de pessoas baixaram a ferramenta para destravar os aparelhos da Apple, em um dia.

Exploração de falha

Especialistas disseram que hackers criminosos podem baixar o código e usar engenharia reversa para analisá-lo e descobrir mais sobre seu funcionamento, e, assim, identificar falhas na segurança do iOS. Eles poderiam desenvolver elementos de software maliciosos em poucos dias.

“Se você é um hacker de más intenções, isso é bastante factível”, disse Patrik Runald, pesquisador sênior da empresa de segurança Internet Websense.saiba mais.

  A Apple ainda precisa disponibilizar uma atualização para o sistema que proteja clientes contra softwares maliciosos que explorem a falha. A porta-voz da Apple Trudy Muller disse que a companhia está ciente do problema. “Estamos desenvolvendo um ajuste que resolverá o problema e estará disponível para clientes em uma atualização do software”, disse Muller.

Os hackers podem explorar a vulnerabilidade do sistema operacional ao criarem um arquivo malicioso de documento PDF. O arquivo pode infectar aparelhos da Apple se os usuários abrirem o documento, afirma Runald.

Uma vez que o aparelho é infectado, hackers poderiam “fazer o que quiserem”, disse o especialista. Isso inclui roubo de senhas, documentos e emails.

Comex, um hacker de 19 anos do Estado de Nova York que desenvolveu a ferramenta de jail breaking, afirmou que a Apple poderia reparar o software antes que hackers criminosos desenvolvam um programa para explorar a falha.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições