MENU

Falta de concorrentes atrapalha crescimento dos tablets, diz estudo

Falta de concorrentes atrapalha crescimento dos tablets, diz estudo

Atualizado: Terça-feira, 30 Agosto de 2011 as 1:57

Tablet TouchPad: fracasso de rivais do iPad

prejudica mercado (Foto: Kimihiro Hoshino/AFP)

  Um estudo da empresa de análises e consultoria IHS prevê que o mercado mundial de tablets deve fechar o ano de 2011 em 60 milhões de unidades. O número, maior que o estimado em fevereiro, de 58,9 milhões, fica longe da expectativa de 67 milhões prevista pela IHS no ano passado. O motivo é o fraco volume de vendas de aparelhos concorrentes do iPad, da Apple, ainda dono da maior fatia do mercado.

Para o futuro, no entanto, a IHS aposta no crescimento das vendas do próprio iPad e, enfim, na chegada de aparelhos com sistemas operacionais como Android e Windows 8 mais atraentes ao consumidor.

De acordo com a IHS, a Apple deve fechar o ano com 74% das venbas de tablets (44,2 milhões de unidades). A expectativa é de que a companhia siga abocanhando a maior parcela deste novo mercado pelo menos até 2013. Em 2015, a IHS aposta que a Apple ainda terá 44% das vendas, o equivaente a 120 milhões de unidades.

O mercado de tablets ressurgiu em abril de 2010, com o lançamento do primeiro iPad, mas já existia havia pelo menos dez anos. Os aparelhos anteriores, no entanto, jamais haviam obtido sucesso entre os consumidores.          

veja também