Falta internet rápida para Brasil evoluir, diz pesquisador

Falta internet rápida para Brasil evoluir, diz pesquisador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

O que falta para o Brasil, um país com gigantescas áreas de floresta, vários quilômetros de costa, grande população, ampla fonte de recursos naturais e uma cultura rica, crescer e evoluir? Internet de alta velocidade, segundo Don Tapscott, pesquisador canadense reconhecido mundialmente por seus estudos e livros sobre o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade.

Tapscott falou por cerca de uma hora na Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo, para divulgar o 14º livro de sua carreira, "Macrowikinomics: Reiniciando os Negócios e o Mundo", em coautoria com Anthony D. Williams.

O pesquisador, que enumerou as qualidades do Brasil citadas acima, disse que a internet é um instrumento poderoso de transformação da sociedade. E, mais do que apenas dar condições de acesso, o país precisa de uma "revolução digital", para que a cultura de internet penetre em todas as instituições da nação.

Ele citou um programa em Portugal que consiste em assegurar o direito ao acesso de todas as crianças que estão na escola a um laptop com internet rápida. "O Brasil precisa disso", disse Tapscott. "Mas precisa também modificar a relação entre professor e aluno para que isso funcione. O problema não é dinheiro. Essas coisas estão sendo tocadas pela iniciativa privada lá fora, a exemplo de Portugal. E, mesmo se tivesse que ser bancado pelo governo, o governo do Brasil tem mais dinheiro do que o de Portugal", completou Parte importante do trabalho de Tapscott, a reorganização das cidades também teve espaço dedicado em seu último livro. O canadense tem projetos em várias cidades do mundo sobre problemas urbanos que vão desde reorganização de trânsito até novas formas de participação popular para resolver esses problemas, sempre com ajuda da tecnologia.

"Se o governo de São Paulo soltar hoje os dados sobre acidentes de motocicletas na cidade, amanhã mesmo alguém terá jogado esses dados no Google Maps. Alguns motociclistas podem olhar esses mapas e identificar as áreas mais perigosas. Esse mapa pode salvar vidas e o governo não terá gasto um centavo", diz.

Sobre o mundo corporativo, o pesquisador disse que a presença das empresas é importante no meio virtual não só para manter a comunicação com clientes ou público em potencial. "Na web as empresas também cooperam em múltiplas formas, e isso influencia o modo de produção. Já aconteceu com o Linux, que foi feito por centenas de programadores que nunca se conheceram. Agora as empresas estão cooperando e isso está transformando o mundo", disse.

"Esse livro é o trabalho da minha vida e minha obra mais importante. Espero que muitas pessoas o leiam, especialmente a presidente de vocês", finalizou.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições