Fecomercio discute internet e mídias sociais

Fecomercio discute internet e mídias sociais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:50

“A nova ordem política empurrada pela revolução das mídias sociais: o poder da internet e da comunicação descentralizada” foi o tema de um debate realizado nesta sexta-feira (25) pelo Conselho de TI e Telecomunicações da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), na sede paulista da entidade.

Participaram dos debates o presidente do Conselho de TI e Telecom da Fecomercio, Renato Opice Blum, o jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo, e Maurício Curi, curador do TED X Vila Madá.

Na palestra “Internet, informação e riscos”, Blum defendeu a criação de varas e tribunais especializados em crimes online. O objetivo, segundo ele, é acelerar a punição para essas contravenções, cada vez mais comuns. O advogado também falou a respeito da velocidade e amplitude das informações na rede. “A velocidade com que as novidades se impõem mostram nossa falha em perceber riscos e problemas”, disse.

Também foram discutidas outras implicações das redes sociais, como a falta de privacidade. “Esse conceito não é mais o mesmo de três ou quatro anos atrás”, defendeu Blum.

Fernando Rodrigues falou sobre “A lei do direito de acesso a informações públicas”. Segundo o jornalista, o mundo se encontra em um momento paradoxal: se por um lado a internet permite acesso cada vez maior, por outro “alguns governos guardam informações que seriam úteis para a sociedade, para uma democracia mais vigorosa.”

Casos como o do Wikileaks reacendem a polêmica a respeito de informações públicas e confidenciais. Na palestra, Rodrigues traçou um panorama sobre o acesso a informações públicas no mundo. Segundo ele, diminuir ao máximo a proteção desses dados é positivo para o Estado. “A transparência máxima protege os governos”, disse.

Maurício Curi, gerente geral da Educartis e curador do TED X Vila Madá, falou a respeito das mudanças no cotidiano e nas relações entre as pessoas, possibilitadas por novas ferramentas tecnológicas, como as redes sociais, por exemplo. Sua palestra foi intitulada “O uso político e social da internet nos dias de hoje”.

Para Curi, a tecnologia permite às pessoas hoje mobilizar seu conhecimento através da colaboração. “O mundo pode mudar devido a uma informação”, disse. Por isso, ferramentas como o Twitter, focadas na relação entre as pessoas, são tão poderosas.       Por Marcelo Vieira   

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições