Firefox assume liderança entre os navegadores na Europa

Firefox assume liderança entre os navegadores na Europa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

O navegador Firefox superou o Internet Explorer na liderança do mercado europeu de programas de navegação pela internet. Essa é a primeira vez em que o aplicativo da Microsoft perdeu o topo do setor em um grande mercado.

Em dezembro, o Firefox ficou com 38,1% do mercado europeu, enquanto a fatia do IE recuou para 37,5%. O Chrome viu sua participação crescer de 5,1% para 14,6% na comparação com o ano anterior. Aodhan Cullen, presidente-executivo da StatCounter, responsável pelos dados, diz que "isso parece estar acontecendo porque o Chrome está roubando mercado do IE, enquanto o Firefox está mantendo sua fatia"

– Estamos provavelmente vendo o impacto do acordo entre as autoridades da Comissão Europeia e a Microsoft, que passou a oferecer aos usuários europeus opção de escolha de browsers a partir de março do ano passado.

Em dezembro de 2009, autoridades da União Europeia aceitaram oferta da Microsoft para dar aos usuários melhor acesso a navegadores rivais do IE, encerrando uma longa batalha judicial.

Desde o início de março, a Microsoft passou a oferecer aos usuários europeus opção de escolha entre 12 browsers em mais de 100 milhões de PCs novos e velhos que operam com o sistema operacional Windows.

Globalmente, a participação do IE caiu para 46,9% em dezembro, enquanto o Firefox ficou com 30,8% e o Google com 14,9%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições