FlashMob recolhe lixo eletrônico hoje em SP

FlashMob recolhe lixo eletrônico hoje em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

 Acontece hoje ao meio-dia, na rua Santa Efigênia, na cidade de São Paulo, um flahsmob para recolhimento de lixo eletrônico. Chamado de “apitaço”, ele tem como objetivo não só recolher o material, mas conscientizar a população sobre a necessidade de dar um destino correto aos aparelhos inutilizáveis.   O evento marcará o início da Campanha Lixo Eletrônico, uma parceria entre a ONG Oxigênio, a Câmara dos Vereadores de São Paulo, o Projeto Meu Brasil e a rede de escolas de informática e idiomas Microcamp.

A divulgação do apitaço foi feita especialmente entre os alunos da rede, e a expectativa dos organizadores é reunir mais de mil pessoas. Após a distribuição de panfletos sobre e-waste e o recolhimento do material, os participantes irão até a Câmara dos Vereadores para o lançamento oficial da campanha.

O objetivo principal é que, nos próximos três meses, sejam arrecadadas mais de 20 toneladas de material, entre computadores, monitores, mouses, teclados, CPUs, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores, notebooks, estabilizadores, etc.

O número não é nada absurdo já que, todos os anos no Brasil, são jogadas fora 96,8 mil toneladas apenas de computadores.

Todo o lixo arrecadado será destinado ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Ocip Oxigênio, em Guarulhos. A ONG é responsável pela recepção, triagem, recondicionamento, empacotamento e entrega de equipamentos de informática em Escolas Públicas, Biblioetecas, telecentros e ONGs, além de programas de inclusão digital. O que não puder ser reaproveitado será destinado a empresas recicladoras parceiras, que fazem 100% do reaproveitamento do material recebido.

No CRC, o trabalho é realizado por jovens carentes, que recebem formação técnica em montagem e recondicionamento de equipamentos usados

Durante os próximos 90 dias, todas as 160 unidades Microcamp (www.microcamp.com.br) da cidade de São Paulo servirão como ponto de coleta para que qualquer pessoa possa fazer a entrega de seu lixo eletrônico.

Serviço

Apitaço Lixo Eletrônico

Quando: 25 de novembro

Onde: Rua Santa Efigênia

Horário: 12h

Ações: Apitaço para os lojistas e distribuição de cartilhas de conscientização    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições