MENU

Fórum discute mídia livre em Belém

Fórum discute mídia livre em Belém

Atualizado: Terça-feira, 27 Janeiro de 2009 as 12

O Fórum Mundial de Mídia Livre, um dos eventos paralelos ao Fórum Social Mundial, começou nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, em Belém (PA), e reuniu mais de 300 pessoas do Brasil e do mundo para discutir comunicação livre, principalmente as questões ligadas ao financiamento e à ampliação dos meios alternativos de comunicação.  

A mídia livre é um movimento que surgiu com o crescimento das novas tecnologias e que tem como característica a difusão de informação por conta própria ou em comunidades, em rádios comunitárias, nos softwares livres, blogs e até mesmo vídeos no site Youtube.

Para o organizador do evento e editor da revista Fórum, Renato Rovai, as mídias livres são fundamentais para o fortalecimento do processo democrático. "Acredito que a mídia livre, por não ter compromissos com a publicidade e com a dinâmica comercial, consegue levar uma informação menos filtrada pra população, mais pura", disse. Ele acrescentou que, além da interação entre os midialivristas, o objetivo do Fórum é expandir a rede de informação sobre o movimento.

Jacinto Mango, da Guiné Bissau, disse que se inscreveu para o fórum de Mídia Livre em busca de novas experiências e só lá descobriu que também é um midialivrista. "Uma frase que eu gosto de usar sempre nas minhas entrevistas que é 'eu só sei dar voz a quem não tem a voz'. E essa expressão tem me ajudado bastante no teatro, na poesia, a escrever música, na rádio como produtor de programas culturais. Eu acho que isso pra mim é mídia livre", afirmou.

veja também