MENU

Fotos de satélites da Nasa revelam impacto do aquecimento global na Europa e nos EUA

Fotos de satélites da Nasa revelam impacto do aquecimento global na Europa e nos EUA

Atualizado: Quarta-feira, 24 Fevereiro de 2010 as 12

Fotos feitas por satélites da Nasa (agência espacial americana), liberadas nesta terça-feira (23), revelam o impacto que o aquecimento global vem causando nos últimos anos na Europa e nos Estados Unidos.

As imagens mostram áreas que sofreram com inundações, devastação pela seca, pelas ondas de calor e pelo derretimento do gelo.

Uma das fotos registrou as ondas de calor que fizeram a Espanha atingir a temperatura recorde de 47°C em 2004. Outra delas mostra como ficou o lago Chade, na África, reduzido a 1/20 de sua área original. 

Uma foto de 2009 revela como a inundação do rio Vermelho invadiu as áreas urbanas das cidades de Fargo e Moorhead, nos Estados Unidos.

Outra imagem multiangular feita por espectrorradiômetro do satélite da Nasa e informações em 3D mostra uma cortina de fumaça que subiu mais de 7 km em direção à atmosfera.

As fotos expõem, ainda, o recuo de 12 km da geleira de Bering, no Alasca, nos Estados Unidos, e o estreitamento da plataforma de gelo de Wilkins, que vem enfrentando seguidas rachaduras nos últimos anos.

veja também