MENU

Gartner identifica o cloud computing como prioridade dos CIOs em 2011

Gartner identifica o cloud computing como prioridade dos CIOs em 2011

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 2:06

Pesquisa do instituto revela ranking de dez prioridades nos segmentos de negócios, estratégicas de TI e de tecnologia, escolhidas por mais de dois mil executivos no mundo. O Gartner levantou globalmente as tecnologias e tendências de negócios detectadas pelos CIOs, que deu origem à pesquisa denominada "Reimagining IT: The 2011 CIO Agenda", feita de setembro a dezembro do ano passado, com os principais executivos das áreas de TI de 2014, de companhias dos setores corporativo e público, em 50 países. Estas corporações somam faturamento mundial de US$ 160 bilhões.

Entre as maiores prioridades nos negócios, ao todo dez, os executivos elegeram, da mais relevante à menos: crescimento da empresa, atrair e reter novos clientes, redução de custos, criação de novos produtos e serviços (inovação), melhoria de processos de negócios, implementação e atualização de aplicativos de negócios, melhoria das infra-estrutura técnica, eficiência da empresa, operações e continuidade do negócio de risco e segurança. Já as dez prioridades tecnológicas são: cloud computing, virtualização, tecnologias móveis, gerenciamento de TI, business inteligence (BI), rede de voz e comunicação de dados, aplicações corporativas, tecnologias colaborativas, infra-estrutura e web 2.0.

Neste panorama, os CIOs esperam adotar os serviços na nuvem de dados de forma mais rápida que o esperado. Atualmente, 3% das corporações possuem a maioria da sua TI no cloud computing. Porém, ao longo de quatro anos, os CIOs acreditam que este número aumente para 43%.

“A realidade demonstrada no relatório do Gartner traz à tona a urgência e a importância de se adotar uma nova infra-estrutura e operações tecnológicas, principalmente baseadas em serviços de Cloud Computing e virtualização. Por este motivo, ambas as tecnologias foram destacadas pelos CIOs como prioridade para 2011: são meios viáveis em prol da redução de custos em TI”, explica a vice-presidente do programa executivo do Gartner para a América Latina, Ione de Almeida.       Por Francine Machado Fonta: ipnews.com.br

veja também